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dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorSilva, Jamile Santos-
dc.creatorSilva, Jamile Santos-
dc.date.accessioned2021-12-14T14:28:54Z-
dc.date.available2021-12-14T14:28:54Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34600-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa levantar análises acerca da funcionalidade do livro didático para a Educação de Jovens e Adultos se apresentado de maneira descontextualizada da realidade dos educandos, sujeitos cheios de especificidades e experiências que vão para além do ambiente escolar, bem como promover apreciações acerca da carga ideológica embutida nesse material. Além disso, analisar o quadro atual dos livros didáticos para a EJA, no que tange a elaboração e utilização desse instrumento em sala de aula, visando também coletar dados sobre as concepções que educadores e educandos têm acerca das abordagens feitas por tais recursos. Para tanto, foi necessário um levantamento teórico acerca das propostas que alguns autores, como Vanilda Paiva (2003), Paulo Freire (1967), Bárbara Freitag (1997), Osmar Fávero (2007) e Márcia Takeuchi (2005), abarcam sobre o assunto; selecionou-se duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador, as quais oferecem a EJA, no intuito analisar, a partir de critérios préestabelecidos, os livros didáticos, adotados atualmente para o trabalho com essa modalidade de ensino e compreender as concepções que os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, têm em relação a esses materiais, no que se refere à sua aplicação e abordagens. Foram realizadas a observação participante, a qual colocou o investigador de frente com o contexto no qual está inserido o objeto de estudo e entrevistas abertas com quatro professores (dois de cada instituição) e sete educandos. Os resultados obtidos revelaram que o livro didático ainda desempenha grande peso na ação educativa e muitas vezes é visto como verdade absoluta. A pesquisa mostrou, ainda, que no geral, os livros analisados ainda se prendem aos padrões atuais de livros didáticos para a EJA, cheios de limitações e incoerências. Se por um lado, ambos os materiais trazem algumas propostas que podem ser consideradas como adequadas para essa modalidade de ensino, por outro abarcam características que deixam muito a desejar e cada vez mais se afastam da realidade desse público, não considerando suas especificidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducadores e Educandospt_BR
dc.subjectEspecificidadespt_BR
dc.subjectContextualização à Realidadept_BR
dc.titleLivros didáticos para educação de jovens e adultos: um sonho que não serve ao sonhadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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