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Tipo: Dissertação
Título: Tomada de decisão nas lógicas formulação e realização, incerteza e percepção de sucesso em startups: adaptação de medida e teste de modelo
Autor(es): Figueiredo, Yasmin do Vale
Autor(es): Figueiredo, Yasmin do Vale
Abstract: Empreendedores de startups são indivíduos multifuncionais com características subjetivas capazes de impactar diretamente o desempenho dos negócios. Por serem os atores chave nessas organizações, a forma como os empreendedores tomam decisões ao longo do desenvolvimento das empresas e a sua percepção de sucesso a partir das lógicas adotadas em determinadas situações pode levar os negócios ao sucesso ou ao fracasso. Nessa perspectiva, pesquisadores têm demonstrado o crescimento da adoção de duas lógicas empreendedoras por empreendedores de negócios sob extrema incerteza, como as startups, sendo elas formulação e realização, conforme traz Sarasvathy (2001) com a Teoria da Effectuation. Caracterizadas como lógicas alternativas, formulação tende a ser adotada em condições de alto risco, estabilidade do negócio no mercado, em que se é possível predizer o futuro a partir de planejamento e análises rigorosas. A realização, por sua vez, é uma lógica contingencial, adotada em situações inesperadas, instabilidade do mercado e em que se é quase impossível prever o futuro, sendo necessário ao emprendedor utilizar os recursos e comprometimentos disponíveis. Diante disso, essa dissertação teve como objetivo geral testar o efeito direto das lógicas de tomada de decisão formulação e realização sobre a percepção do sucesso empreendedor de startups, avaliando ainda se a dificuldade frente à incerteza e também a percepção de instabilidade do ambiente atuam como variáveis moderadoras na relação entre lógica de tomada de decisão e percepção de sucesso. Diante da dificuldade em se encontrar no Brasil medidas de formulação e realização com boas propriedades psicométricas, realizou-se dois estudos. O estudo 1 buscou adaptar e validar a medida de tomada de decisão na lógica formulação e realização de Alsos et al. (2014). O segundo estudo buscou avaliar o modelo teórico desta dissertação, tendo como objetivo testar se as lógicas de tomada de decisão formulação e realização impactam na percepção de sucesso empreendedor pelos empreendedores de startups, sendo moderada pela percepção de instabilidade do ambiente e também pela dificuldade frente à incerteza. Participaram de ambos estudos 315 empreendedores de startups brasileiras. Para o estudo 1, utilizou-se a Measure of Causation and Effectuation de Alsos et al. (2014) para adaptação ao contexto empreendedor brasileiro. Realizaram-se análises de validade a partir de avaliação semântica, análises pela Teoria Clássica de Testes (AFEs, correlações e validade convergente por medidas externas) e pela Teoria de Resposta ao Item. Os resultados demonstraram que a solução fatorial que melhor se ajustava aos dados era a que apresentava as escalas de formulação e de realização como medidas unifatoriais e independentes. Concluiu-se que o processo de tomada de decisão empreendedora mostra-se complexo para fins de teste empírico e as lógicas de formulação e de realização não parecem fazer parte do mesmo constructo. Para testar o modelo teórico do estudo 2, os métodos de análise adotados foram Regressão Quantílica e Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados mostraram que formulação é preditora de percepção de sucesso empreendedor. A dificuldade frente à incerteza e percepção de instabilidade do ambiente não apresentaram efeitos moderadores na relação entre as lógicas e PSE. Concluiu-se que a crença na eficácia do planejamento e análises preditivas para o alcance do sucesso dos negócios e a fase de desenvolvimento mais avançada da maioria das startups prevalente neste estudo pode explicar o maior poder preditivo da lógica formuladora sobre o sucesso dos empreendedores.
Startup entrepreneurs are multifunctional individuals with subjective traits capable of directly impacting business performance. As they are key players in these organizations, the way entrepreneurs make decisions throughout the development of companies and their perception of success based on the logic adopted in certain situations can lead to business success or failure. From this perspective, researchers have demonstrated the growth in the adoption of two entrepreneurial logic by business entrepreneurs under extreme uncertainty, such as startups, which are causation and effectuation, as Sarasvathy (2001) states with the Theory of Effectuation. Characterized as alternative logics, the causation tends to be adopted in conditions of high risk, business stability in the market, in which it is possible to predict the future based on planning and rigorous analysis. Effectuation, in turn, is a contingent logic, adopted in unexpected situations, market stability and in which it is almost impossible to predict the future, requiring the entrepreneur to use available resources and commitments. Therefore, this dissertation had as general objective to test the direct effect of the logics of decision-making, causation and effectuation on the perception of entrepreneurial success of startups, also evaluating whether the difficulty in the face of uncertainty and also the perception of instability of the environment act as moderating variables in the relationship between decision-making logic and perception of success. In view of the difficulty in finding causation and effectuation measures in Brazil with good psychometric properties, two studies were carried out. Study 1 sought to adapt and validate the decision-making measure in the causation and effectuation logic of Alsos et al. (2014). The second study sought to test the theoretical model of this dissertation, aiming to test whether the logics of decision-making, causation and effectuation impact on the perception of entrepreneurial success by startup entrepreneurs, being moderated by the perception of stability of the environment and also by the difficulty facing uncertainty. 315 Brazilian startup entrepreneurs participated in both studies. For study 1, the Measure of Causation and Effectuation by Alsos et al. (2014) to adapt to the Brazilian entrepreneurial context. Validity analyzes were performed based on semantic evaluation, analysis using the Classical Test Theory (EFAs, correlations and convergent validity by external measures) and the Item Response Theory. The results showed that the factorial solution that best fit the data was the one that presented the causation and achievement scales as unifactorial and independent measures. It was concluded that the entrepreneurial decision-making process is complex for empirical testing purposes and the formulation and realization logics do not seem to be part of the same construct. To test the theoretical model of study 2, the methods of analysis adopted were Quantile Regression and Structural Equation Modeling with Partial Least Squares Estimation (PLS-SEM). The results showed that formulation is a predictor of the perception of entrepreneurial success. The difficulty facing uncertainty and perception of instability in the environment did not show moderating effects on the relationship between logics and PSE. It was concluded that the belief in the effectiveness of planning and predictive analysis to achieve business success, in addition to the more advanced stage of development of most startups prevalent in this study could explain the greater predictive power of causation logic on the success of entrepreneurs.
Palavras-chave: Empreendedores
Causation
Tomada de decisão
Effectuation
Percepção de sucesso empreendedor
CNPq: Psicologia
Administração
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34405
Data do documento: 25-Out-2021
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