Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34333
Tipo: Dissertação
Título: O uso do Workload Indicators of Staffing Need (WISN) no dimensionamento da equipe médica em uma maternidade do estado na Bahia
Autor(es): Menezes, Angélica Araújo
Autor(es): Menezes, Angélica Araújo
Abstract: Sistemas de saúde em funcionamento requerem força de trabalho em saúde (FTS) qualificada, disponível, distribuída equitativamente e acessível a toda população, uma vez que estes se constituem como bases para a garantia do acesso à saúde. Destaca-se que existe uma crise mundial de FTS e, no Brasil, essa se expressa pela desigualdade de distribuição de pessoal de saúde, particularmente nas regiões rurais, periferias urbanas ou locais de difícil acesso, tornando-se um grande obstáculo para a garantia do acesso a sistemas e serviços de saúde. Ressalta-se, que o debate entre a adequação da FTS e a organização das práticas nos serviços de saúde se constitui um grande desafio para a gestão, uma vez que o PFT está entre os tipos mais complexos de planificação. Com base no exposto, a realização de dimensionamento e a análise das cargas de trabalho encontradas para a equipe médica do centro obstétrico(CO) e pronto atendimento (PA) de uma maternidade estadual é relevante para se pensar melhorias nos processos de trabalho e nas estratégias futuras de captação, seleção e manutenção destes trabalhadores na unidade, o que poderá favorecer a melhoria na qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança no âmbito estadual. Esse cenário motivou a concepção desta dissertação, que teve como objetivo geral: analisar a carga de trabalho de médicos ginecologistas-obstetras que atuam no centro obstétrico e pronto atendimento do IPERBA, a partir do método WISN. Trata-se de um estudo de intervenção, exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e elementos qualitativos, no qual foram utilizadas as etapas metodológicas recomendadas pelo WISN para calcular e analisar a carga de trabalho dos profissionais médicos ginecologistas obstetras atuantes no CO e no PA do IPERBA. O trabalho indicou déficit de 14 obstetras plantonistas na unidade com carga de trabalho de 0,81. O estudo também apontou que o número insuficiente de obstetras no IPERBA foi decorrente da contratação precária e consequente, ociosidade de postos médicos, associado a processos de trabalho mal estruturados e déficit de equipe multiprofissional. Por fim, a dissertação, a partir do dimensionamento da FTS de médicos obstetras, tem potencial para contribuir com o PFT na rede de atenção à saúde da mulher e da criança, no entanto, aconselha-se a repetição da pesquisa na mesma maternidade e, se possível, por um período maior de observação, do mesmo modo que em outras do mesmo perfil para que recomendações mais sólidas sejam feitas.
Palavras-chave: Carga de Trabalho
Dimensionamento
Planejamento da Força de Trabalho
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34333
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_Angelica_Araújo_Menezes_2020.pdf
Restrito até 9999-12-31
1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.