Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34325
Tipo: Dissertação
Título: Perfil dos estudantes da UFBA submetidos à avaliação pericial de saúde: elaboração de um instrumento para o monitoramento dos afastamentos acadêmicos
Autor(es): Santos, Elaine Cristina da Luz do
Autor(es): Santos, Elaine Cristina da Luz do
Abstract: Introdução: a vida universitária pode ser fator de estresse para muitos estudantes e, quando associada a outros aspectos, podem acarretar sintomas de sofrimento psíquico que comprometem a saúde mental do estudante, ao ponto de ele não conseguir dar seguimento aos estudos e entrar com processo acadêmico de trancamento de matrícula por motivo de saúde. Objetivo: analisar o perfil dos estudantes atendidos pela perícia médica do SMURB que entraram com processo acadêmico de trancamento por motivo de saúde mental, com vistas a elaborar um instrumento para o monitoramento de afastamento estudantil. Método: Estudo de Caso de natureza exploratória e documental que tem por objetivo desenvolver uma tecnologia ferramental, que seja o instrumento de monitoramento para o alunado afastado das atividades acadêmicas por problemas de saúde mental no sistema de automação do SMURB, a partir do estudo e descrição do perfil dos estudantes periciados. Resultados: foi constatada uma predominância de alunos na faixa etária 25 a 34 anos, do sexo feminino que não tinham companheiro, sem filhos, sem trabalho, natural de Salvador -BA e região metropolitana e que não tinham plano de saúde. Os resultados relacionados à caracterização acadêmica e pericial revelaram que a área de ciências biológicas e profissões da saúde e os cursos da graduação em medicina e BI (Bacharelado Interdisciplinar) Saúde abarcam o maior número de estudantes que tem processo acadêmico por problemas de saúde mental, enquanto na pós-graduação foram os alunos de doutorado com predominância dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e de Ciência da Computação. As justificativas relatadas pelos estudantes como gatilho para o sofrimento psíquico estavam relacionadas a problemas familiares e ao contexto acadêmico como sobrecarga de estudos, dificuldade na redação da escrita da Tese/Dissertação, além da competitividade no curso de BI em Saúde. Conclusão: a identificação do perfil sociodemográfico, clínico, pericial e acadêmico dos estudantes permitiu identificar características relativas ao sofrimento mental de acadêmicos e possibilitou construir e validar uma proposta de instrumento de monitoramento e acompanhamento do afastamento estudantil. Espera-se assim, colaborar com a organização dos processos de trabalho no SMURB, permitindo qualificar a análise situacional dos acadêmicos, tendo em vista a promoção da atenção à saúde mental no campus e favorecer o acompanhamento individual de cada estudante no seu processo de recuperação/retorno.
Palavras-chave: Saúde Mental
Estudantes Universitários
Processo Acadêmico
Trancamento de Matrícula
Perícia Médica
Monitoramento
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34325
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_ELAINE CRISTINA DA LUZ DO SANTOS_2020.pdf
Restrito até 9999-12-31
1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.