Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34208
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento, atitudes e práticas associados à transmissão por Leptospira em residentes de uma comunidade urbana de Salvador-Bahia
Autor(es): Palma, Fabiana Almerinda Gonçalves
Autor(es): Palma, Fabiana Almerinda Gonçalves
Abstract: Introdução: A leptospirose é uma doença multifatorial, negligenciada e afeta, principalmente, populações em contextos de vulnerabilidade social. Não existem estudos que tenham estabelecido uma associação entre conhecimento, atitudes e práticas (CAP) e a transmissão da Leptospira entre os residentes de comunidades urbanas de baixa renda. Assim, é necessário compreender se essas dimensões impactam no risco da transmissão para subsidiar intervenções de prevenção da leptospirose urbana. Objetivo: Analisar as dimensões do CAP associadas à transmissão pela Leptospira entre residentes de uma comunidade urbana de Salvador-Bahia. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal de base comunitária com 248 participantes residentes na comunidade de Marechal Rondon, conduzido de abril a junho de 2019, utilizando-se de um questionário validado. Análises foram realizadas para caracterizar o CAP dos participantes e verificar sua associação com à presença de anticorpos contra a Leptospira através de análise bivarida e posterior regressão multivariada logística. Resultados: Um total de 157 (63,3%) participantes do sexo feminino e 91 (36,7%) do sexo masculino, maioria com idade > 40 anos foram entrevistados. A evidência sorológica de infecção prévia pela Leptospira foi de 11,7% na população do estudo. A maioria dos participantes apresentou níveis satisfatórios de conhecimento, 203 (82,5%), de atitudes, 238 (96,0%) e das práticas, 244 (98,4%) de prevenção sobre a leptospirose. O conhecimento insatisfatório (OR: 3,8, IC95%: 1,47 – 9,68) e as práticas insatisfatórias de prevenção da doença (OR: 22,4, IC95%: 2,22 – 225,40) estiveram independentemente associados à presença de anticorpos contra a Leptospira, em um modelo em que também manteve as variáveis idade > 40 anos (OR: 4,9, IC95%: 1,68 – 14,08) e o contato com a água de esgoto nos últimos doze meses (OR: 2,6, IC95%: 1,02 – 6,63). Conclusão: A maioria dos participantes apresentou conhecimento, atitudes e práticas de prevenção satisfatórias e o conhecimento e as práticas de prevenção insatisfatórias estiveram associados à maior chance de infecção. Nossos achados sugerem que ações futuras de prevenção e de controle da leptospirose devem priorizar dois tipos de intervenções. Intervenções dirigidas às deficiências do conhecimento sobre o agente etiológico, os modos de transmissão, os sinais e os sintomas e às complicações e práticas de prevenção da leptospirose, contemplando os grupos mais expostos através de ações de educação em saúde participativa, que visem o empoderamento comunitário e sejam condizentes com a realidade local. E intervenções dirigidas a reduzir os problemas na infraestrutura deficiente das comunidades que limitam as práticas de prevenção adequadas.
Palavras-chave: Leptospirose
Conhecimentos
Atitudes e Prática em Saúde
Fatores de Risco
Estudos Transversais
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34208
Data do documento: 9-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Fabiana_Almerinda_Gonçalves-Palma_2020.pdf
Restrito até 9999-12-31
1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.