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Tipo: Tese
Título: Informação audiodescritiva e a preservação digital: uma análise do diálogo entre a Ciência da Informação e a audiodescrição
Autor(es): Conceição, Tamires Neves
Autor(es): Conceição, Tamires Neves
Abstract: A Audiodescrição — designada como uma tradução audiovisual que transforma signos visuais em signos verbais para promover a inclusão social e a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, dislexos e idosos — é associada à Ciência da Informação com o objetivo de se analisar como os profissionais da Ciência da Informação, com suas experiências em disseminar e registrar a informação, podem auxiliar a Audiodescrição no tocante à preservação e à salvaguarda de audiodescrições. Destaca-se a relevância deste enfoque em prol da preservação da memória da Audiodescrição no país, ampliando-se, assim, a conscientização de profissionais e pesquisadores audiodescritores por meio do conceito de informação audiodescritiva. Tem-se como problemática saber quais aspectos devem ser destacados para que se possa estabelecer de fato o diálogo entre as teorias, técnicas e práticas da Ciência da Informação e o campo da Audiodescrição, no que se refere a ações de preservação digital e a políticas de salvaguarda de conteúdos informacionais audiodescritos produzidos por grupos e núcleos de pesquisa das universidades federais e estaduais brasileiras. A metodologia é desenvolvida com pesquisa qualitativa, quantitativa e descritiva, através do método de abordagem dialético materialista. O universo da pesquisa é formado pela totalidade das universidades federais e estaduais que pesquisam e trabalham a Audiodescrição e pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros; as técnicas de coleta de dados utilizados foram os questionários online e a observação participante, através do ambiente digital de pesquisa do Repositório Legatum Sonus et Imago; os procedimentos aplicados ao conjunto de dados coletados foram qualitativos com base na análise de discurso, além de quadros, tabelas e outros infográficos. Entre os elementos dificultadores observados para a efetivação do diálogo entre a Ciência da Informação e a Audiodescrição estão o desconhecimento da maioria dos profissionais audiodescritores sobre a expertise da área da Ciência da Informação, sobre os conceitos e as aplicabilidades das ações de preservação digital e de políticas de salvaguarda para os conteúdos audiodescritos produzidos pelos grupos e núcleos de que fazem parte os profissionais da Audiodescrição, impossibilitando o desenvolvimento de uma gestão efetiva de seus acervos audiovisuais, como também a falta de compreensão dos profissionais da Ciência da Informação sobre o que é a Audiodescrição, sobre seu uso e sua relevância para o sujeito da informação com deficiência visual. Como aspectos positivos, observou-se a importância da Ciência da Informação nesse diálogo por meio do conceito proposto de informação audiodescritiva, que proporcionará a possibilidade de efetivos ganhos no desenvolvimento da memória da Audiodescrição, que vem sendo construída pelos grupos e núcleos de pesquisa analisados, bem como a contribuição da Audiodescrição ao proporcionar à Ciência da Informação a possibilidade da aplicabilidade de uma tecnologia assistiva que amplia as oportunidades de inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência visual em unidades de informação. Constata-se, nos resultados encontrados, que o conceito de informação audiodescritiva, elaborado nas bases epistemológicas da Ciência da Informação, é um potencial portador de estímulos para o desenvolvimento de um novo cenário para a memória das audiodescrições brasileiras.
Audio-description — designated as an audiovisual translation that transforms visual signs into verbal signs to promote social inclusion and accessibility of the visually impaired, the dyslexics and the elderly — is associated to Information Science with the purpose of analyzing how Information Science professionals, with their experience in disseminating and registering information, can assist Audio-description in relation to the preservation and safeguarding of Audio-descriptions. The relevance of this approach towards the preservation of the memory of audio-description in the country is emphasized, broadening, thereby, the awareness of audio description professionals and researchers through the concept of audio-descriptive information. It is important to understand which aspects should be highlighted in order to effectively establish a dialogue between theories, techniques and practices of nformation Science and the in field of Audio-description, in relation to actions for digital preservation and safeguarding policies of audio-descriptive informational contents produced by research groups and nuclei of Brazilian federal and state universities. The methodology is developed through qualitative, quantitative and descriptive research, using the dialectical-materialist approach. The research universe is formed by the entirety of the federal and state universities that research and work with Audio-description and Brazilian post-graduate Information Science programs; data collection techniques used were online questionnaires and participant observation, through the research digital environment of the Legatum Sonus et Imago Repository; the procedures applied to the set of collected data were qualitative, based on discourse analysis, as well as tables, charts and other infographics. Among the inhibiting factors observed for the realization of the dialogue between Information Science and Audio-description are: the lack of awareness of most Audio description professionals in relation to the expertise of the Information Science area, regarding concepts and applicability of digital preservation actions and of safeguarding policies of the audio-descriptive contents produced by the groups and nuclei of which the Audio-description professionals belong, hindering the development of an effective management of audiovisual acquis, as well as the lack of awareness of Information Science professionals about Audio description, its use and relevance for the information of the visually impaired. The positive aspects observed were the importance of Information Science in this dialogue, through the proposed concept of audio-descriptive information, providing the possibility of effective gains in the development of the Audio-description memory, under construction by the analyzed research groups and nuclei, as well as the contribution of Audio-description providing Information Science with the possibility of applying an assistive technology, broadening the opportunities of social inclusion and accessibility for the visually impaired in information units. It is verified, in the results obtained, that the concept of audio-descriptive information, prepared in the epistemological bases of Information Science, is a potential bearer of stimuli for the development of a new scenario for the memory of Brazilian audio-descriptions.
Palavras-chave: Informação Audiodescritiva
Ciência da Informação
Audiodescrição
Memória
Preservação Digital
Salvaguarda
CNPq: Ciência da Informação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34159
Data do documento: 1-Set-2021
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