https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34019
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A afetividade nas relações interpessoais na sala de aula do ensino médio |
Autor(es): | Lopes, Angélica Nardi Serapião |
Autor(es): | Lopes, Angélica Nardi Serapião |
Abstract: | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a afetividade na relação
professor-aluno no âmbito da sala de aula. A pesquisa tem como objetivo produzir
uma análise crítica sobre o papel da afetividade e a sua relevância no processo de
aprendizagem no segmento do ensino médio.
Buscamos situar o papel e a importância da afetividade nas inter-relações
entre aluno, professor e conhecimento no contexto escolar e nas condições de
ensino e de aprendizagem.
Para substanciar a pesquisa tomamos como base teórica os estudos de
Wallon, Vygotsky, Freud e Piaget, uma pesquisa exploratória com metodologia
qualitativa, os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do Ensino Médio de
uma escola da rede privada.
Concluímos, a partir das analises realizadas que a afetividade possui um
papel fundamental na relação professor – aluno influenciando dessa forma na
aprendizagem. A afetividade é importante para que se estabeleça uma melhor
relação educativa entre professores e alunos, favorável, à aprendizagem dos
conteúdos escolares, sem desconsiderar os aspectos afetivos que são de grande
valia para a constituição do ser humano completo. ABSTRACT This paper is a study about affection in the teacher-student relationship within the classroom. The research has the goal of analyzing the role and relevance that affection takes in the learning process in middle school level. We try to shed some light on the role and relevance that affection plays in the relation among students, teacher and knowledge in the school environment and how it affects the conditions of teaching and learning. This research is an explanatory study conducted with a qualitative methodology. The subjetcts were middle school students from a private school. As a theoretical base for our research, we took the studies of Wallon, Vygotsky, Freud, and Piaget. Our conclusion points out that affection has a fundamental role in teacher-students relationship and influence on learning. Affection is relevant for establish a better pedagogical link between teacher and students, as well as for generate an environment more favorable to learning the contents of the school program, without harming the emotional aspects that are essential to an integral development of the human being. |
Palavras-chave: | Afetividade Relação Educativa Ensino Médio Affection Educational relationship Middle school |
CNPq: | Educaçao |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34019 |
Data do documento: | 24-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA ANGELICA NARDI SERAPIAO LOPES(2).pdf | 357,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.