Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorVieira, Alexsandra de Jesus-
dc.creatorVieira, Alexsandra de Jesus-
dc.date.accessioned2021-08-23T11:52:57Z-
dc.date.available2021-08-23T11:52:57Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2014-02-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34004-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso realiza uma análise no campo da formação docente inicial tendo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID do subprojeto de Pedagogia da UFBA, como espaço de investigação e reflexão. O PIBID é um programa ligado a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação brasileira. O estudo de natureza qualitativa especificamente estudo de caso e bibliográfico, buscou responder ao seguinte problema: Quais os limites e as possibilidades do PIBID Pedagogia UFBA para a formação docente inicial? Os capítulos abordam: O contexto da formação docente no Brasil, a partir das contribuições de Tanuri (2000), Gatti e Barreto (2009), Saviani (2009) e Gatti (2011) ,bem como as concepções,modelos de formação, os atuais programas de incentivo a docência e a implementação do programa no curso de Pedagogia e suas contribuições e limitações. Os resultados obtidos evidenciaram que o PIBID Pedagogia UFBA vem contribuído de maneira significativa na formação dos licenciandos de Pedagogia, pois tem possibilitado o desenvolvimento da identidade pedagógica, a socialização dos saberes, a aquisição de novos conhecimentos e o incentivo a pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectConcepções de formaçãopt_BR
dc.subjectPIBID Pedagogia UFBApt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do PIBID pedagogia UFBA para a formação docente inicial.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesSantana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.