https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34004
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Alexsandra de Jesus | - |
dc.creator | Vieira, Alexsandra de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T11:52:57Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23T11:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2014-02-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34004 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso realiza uma análise no campo da formação docente inicial tendo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID do subprojeto de Pedagogia da UFBA, como espaço de investigação e reflexão. O PIBID é um programa ligado a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação brasileira. O estudo de natureza qualitativa especificamente estudo de caso e bibliográfico, buscou responder ao seguinte problema: Quais os limites e as possibilidades do PIBID Pedagogia UFBA para a formação docente inicial? Os capítulos abordam: O contexto da formação docente no Brasil, a partir das contribuições de Tanuri (2000), Gatti e Barreto (2009), Saviani (2009) e Gatti (2011) ,bem como as concepções,modelos de formação, os atuais programas de incentivo a docência e a implementação do programa no curso de Pedagogia e suas contribuições e limitações. Os resultados obtidos evidenciaram que o PIBID Pedagogia UFBA vem contribuído de maneira significativa na formação dos licenciandos de Pedagogia, pois tem possibilitado o desenvolvimento da identidade pedagógica, a socialização dos saberes, a aquisição de novos conhecimentos e o incentivo a pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Concepções de formação | pt_BR |
dc.subject | PIBID Pedagogia UFBA | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades do PIBID pedagogia UFBA para a formação docente inicial. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.