Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33946
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Cartas nunca enviadas de histórias nunca contadas: olhares e reflexões sobre processos cênico-educativos ancorados em histórias de vida
Autor : ARGOLO, ADENILSON DE ANDRADE
metadata.dc.creator: ARGOLO, ADENILSON DE ANDRADE
Resumen : Como se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida? Tal questionamento é respondido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida sob a metodologia das histórias de vida que teve, como objetivo geral, investigar de que forma se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida. Como objetivos específicos, a investigação ansiou: compreender as histórias de vida no processo de pesquisa, educação e criação cênica; discutir a relação estabelecida entre teatro e educação; e dialogar sobre a práxis cênico-educativa a partir da tríade educação, teatro e histórias de vida. Levando em conta os objetivos propostos, desenvolvi, junto a outros/as sujeitos/as dissidentes da cis e/ou heteronormatividade, as Oficinas Cena Queer, nas quais, a partir das narrativas de vida dos/as participantes, elaboramos um texto teatral e um experimento cênico, objetivando com essa vivência prática de construção cênica, responder à pergunta inicial. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo se dá através de diálogos teóricos com ideias propostas, sobretudo, por Josso (2010), Louro (2014), Bezerra (2010), Boal (2013), Brandão (1995), Freire (1989, 1992, 1996, 2000, 2016) Peixoto (1983) e Desgranges (2003, 2006). Através das discussões teóricas com os/as autores/as e das análises a respeito da vivência cênico-educativa essa investigação nos indica que todo teatro é um fazer educacional e que este, quando relacionado com as histórias de vida, caminha em proximidade com os princípios de diálogo, emancipação e libertação. O processo cênico-educativo desenvolvido aqui não se estabelece como única maneira de se pensar um fazer teatral e educacional contra hegemônico, mas aponta as potencialidades e possibilidades desse fazer aliado às histórias de vida.
How is a scenic-educational process based on the methodology of life stories established? This question is answered based on a qualitative research developed under the methodology of life stories, which had, as a general objective, to investigate how a scenic-educational process anchored in the methodology of life stories is established. As specific objectives, the investigation aimed to: understand the life stories in the process of research, education and scenic creation; discuss the relationship established between theater and education; and dialogue about the scenic-educational praxis from the triad of education, theater and life stories. Taking into account the proposed objectives, I developed, together with other subjects who dissent from cis and/or heteronormativity, the Queer Scene Workshops, in which, based on the participants' life narratives, we elaborate a theatrical text and a scenic experiment, aiming with this practical experience of scenic construction, to answer the initial question. In this sense, the development of this study takes place through theoretical dialogues with ideas proposed, above all, by Josso (2010), Louro (2014), Bezerra (2010), Boal (2013), Brandão (1995), Freire (1989, 1992, 1996, 2000, 2016) Peixoto (1983) and Desgranges (2003, 2006). Through theoretical discussions with the authors and analyzes regarding the sceniceducational experience, this investigation indicates that every theater is an educational act and that, when related to the stories of life, walks in proximity to the principles of dialogue, emancipation and freedom. The scenic-educational process developed here is not established as the only way of thinking about a theatrical and educational action against hegemonic, but points out the potential and possibilities of this action combined with life stories.
Palabras clave : Educação
Teatro
Histórias de Vida
Memória
Gênero e Sexualidade
Processos Cênico-Educativos
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGAC - ETUFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33946
Fecha de publicación : 17-ago-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO ADENILSON DE ANDRADE ARGOLO.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.