Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Froes-
dc.contributor.authorMartins, Tamires Fraga-
dc.creatorMartins, Tamires Fraga-
dc.date.accessioned2021-08-03T17:44:30Z-
dc.date.available2021-08-03T17:44:30Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33843-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto a produção e a difusão do conhecimento através da Casa de Samba do Iguape a partir da abordagem multirreferencial das relações ensinar/aprender. O objetivo geral deste estudo foi compreender a Casa de Samba do Iguape enquanto espaço multirreferencial de aprendizagem e lócus de resistência sociocognitiva, étnico-racial e religiosa, com foco nos processos de ensino-aprendizagem a partir das memórias e da produção do conhecimento na referida comunidade. Os caminhos metodológicos se deram pela perspectiva fenomenológica, através da pluralidade dos olhares e das leituras do real-concreto, tendo como base a etnopesquisa através dos etnométodos. Essa análise possibilitou o aprofundamento dos conceitos acerca dos espaços multirreferenciais de aprendizagem, a origem das casas de samba e, mais especificamente, da Casa de Samba do Iguape. Compreendendo a arte como difusora do conhecimento, a partir do samba chula que, através das relações intergeracionais, da representação feminina e da ancestralidade remonta-se, portanto, a poiesis dos grupos de samba de roda Geração do Iguape e Juventude do Iguape. Dado o exposto, a pesquisa versou sobre as tentativas em compreender a Casa de Samba, partindo das mais variadas pedagogias, a fim de entrelaçar a produção e difusão do conhecimento com as relações ensinar/aprender numa comunidade quilombola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSamba-Chulapt_BR
dc.subjectProdução do Conhecimentopt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectSantiago do Iguapept_BR
dc.titleA produção do conhecimento na casa de samba de Santiago do Iguape: uma abordagem multireferencial das relações ensinar/aprenderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDöring, Katharina-
dc.contributor.refereesSousa, Leliana Santos de-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Auxiliadora Sampaio-
dc.contributor.refereesBurnham, Teresinha Fróes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Tamires 2017.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.