Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Froes | - |
dc.contributor.author | Martins, Tamires Fraga | - |
dc.creator | Martins, Tamires Fraga | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T17:44:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-03T17:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33843 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto a produção e a difusão do conhecimento
através da Casa de Samba do Iguape a partir da abordagem multirreferencial das
relações ensinar/aprender. O objetivo geral deste estudo foi compreender a Casa de
Samba do Iguape enquanto espaço multirreferencial de aprendizagem e lócus de
resistência sociocognitiva, étnico-racial e religiosa, com foco nos processos de
ensino-aprendizagem a partir das memórias e da produção do conhecimento na
referida comunidade. Os caminhos metodológicos se deram pela perspectiva
fenomenológica, através da pluralidade dos olhares e das leituras do real-concreto,
tendo como base a etnopesquisa através dos etnométodos. Essa análise possibilitou
o aprofundamento dos conceitos acerca dos espaços multirreferenciais de
aprendizagem, a origem das casas de samba e, mais especificamente, da Casa de
Samba do Iguape. Compreendendo a arte como difusora do conhecimento, a partir
do samba chula que, através das relações intergeracionais, da representação
feminina e da ancestralidade remonta-se, portanto, a poiesis dos grupos de samba
de roda Geração do Iguape e Juventude do Iguape. Dado o exposto, a pesquisa
versou sobre as tentativas em compreender a Casa de Samba, partindo das mais
variadas pedagogias, a fim de entrelaçar a produção e difusão do conhecimento com
as relações ensinar/aprender numa comunidade quilombola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Samba-Chula | pt_BR |
dc.subject | Produção do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencialidade | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | Santiago do Iguape | pt_BR |
dc.title | A produção do conhecimento na casa de samba de Santiago do Iguape: uma abordagem multireferencial das relações ensinar/aprender | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Döring, Katharina | - |
dc.contributor.referees | Sousa, Leliana Santos de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Maria Auxiliadora Sampaio | - |
dc.contributor.referees | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|