https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33302
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O estresse na docência: um desafio a ser superado |
Autor(es): | Silva, Edmilton Gomes da |
Autor(es): | Silva, Edmilton Gomes da |
Abstract: | Enquanto se multiplicam as pesquisas sobre os efeitos do burnout no meio docente,
em todo o mundo, professores experimentam esta situação de desconforto e
desprazer no desenvolvimento de sua atividade profissional. Este estudo busca
contribuir para o entendimento de como se processa a reação destes profissionais
diante das circunstâncias geradoras de estresse, produzidas no espaço escolar.
Visa ainda ponderar sobre pontos significativos, tais como: a formação docente, o
status do professor na atual conjuntura, sua condição de trabalho, seus salários, a
violência nas escolas e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas no sentido
de combater este mal-estar que tem acometido parte significativa da categoria. Com
o objetivo de melhor compreender estes itens é necessário discorrer sobre como os
professores obtêm forças para persistir na profissão, suas experiências, seus
métodos. Ao final, destaca-se algumas estratégias empreendidas para vivenciar a
rotina fatigante, no exercício da atividade docente. São meios encontrados para
permanecer na profissão, mesmo diante de todas as adversidades, para quem
escolhe um propósito nobre, mas que teve o seu valor mitigado na sociedade.
Menciona-se também a necessidade de que o poder público formule ações que
visem minorar os efeitos do mal-estar docente, a partir de iniciativas preventivas ABSTRACT While multiply the research on the effects of burnout among teachers around the world, teachers experience this discomfort and displeasure in the development of their professional activity. This study seeks to contribute to the understanding of processes like the reaction of health professionals in stressful circumstances, produced in school. It also aims to reflect on significant points, such as teacher training, the teacher's status at this juncture, their working conditions, wages, violence in schools and coping strategies developed to combat the malaise that has affected part of the category. In order to better understand these items is necessary to talk about how teachers get the strength to persist in the profession, their experiences, their methods. At the end, there is some strategies undertaken to experience the stressful routine in the course of teaching. Means are found to remain in the profession, even in the face of all adversities, who chooses a noble purpose, but had mitigated its value in society. It is also mentioned the need for the government to formulate actions aimed at reducing the impact of teacher malaise, from preventive initiatives. |
Palavras-chave: | Professor Estresse Burnout Condições de Trabalho Educação Teacher Stress Burnout Working Conditions Education |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA - FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33302 |
Data do documento: | 22-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDMILTON GOMES DA SILVA.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.