https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33147
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Literatura infantil: como mediadora da leitura nos primeiros anos de escolarização |
Autor(es): | Araújo, Iane Santos |
Autor(es): | Araújo, Iane Santos |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar as mediações propostas pelos professores da educação infantil que utilizam a literatura infantil para contribuir no aprendizado da leitura. Nesse sentido, esta pesquisa foi elaborada sob base teórica e mediante estudo de caso, com levantamento de dados por questionários, observações e entrevistas, procedimentos que se aliaram à discussão teórica. A pesquisa foi dividida em capítulos que se complementam. No primeiro capítulo, dialogo sobre a história da leitura no Brasil e a leitura literária na escola. No segundo capítulo, situo a literatura infantil em um breve histórico que discorre sobre sua origem e seu desenrolar no cenário brasileiro. No terceiro capítulo, exponho a pesquisa de campo feita em uma instituição de ensino da educação infantil e me fundamento na base teórica que discute a temática da literatura infantil e da leitura nas escolas. Por último, nas considerações finais, retomo os capítulos anteriores e exponho as conclusões sobre a relação entre a literatura infantil e a leitura ,conforme estudo de caso realizado, que mostrou que os textos literários, se adequadamente trabalhados em sala de aula pelos professores, despertam o interesse das crianças de modo que elas dispensam o pedido do professor para pegarem livros na estante da sala, e o fazem espontaneamente. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil leitura educação infantil |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA - FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33147 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.