Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.authorAraújo, Iane Santos-
dc.creatorAraújo, Iane Santos-
dc.date.accessioned2021-03-29T13:18:36Z-
dc.date.available2021-03-29T13:18:36Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33147-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar as mediações propostas pelos professores da educação infantil que utilizam a literatura infantil para contribuir no aprendizado da leitura. Nesse sentido, esta pesquisa foi elaborada sob base teórica e mediante estudo de caso, com levantamento de dados por questionários, observações e entrevistas, procedimentos que se aliaram à discussão teórica. A pesquisa foi dividida em capítulos que se complementam. No primeiro capítulo, dialogo sobre a história da leitura no Brasil e a leitura literária na escola. No segundo capítulo, situo a literatura infantil em um breve histórico que discorre sobre sua origem e seu desenrolar no cenário brasileiro. No terceiro capítulo, exponho a pesquisa de campo feita em uma instituição de ensino da educação infantil e me fundamento na base teórica que discute a temática da literatura infantil e da leitura nas escolas. Por último, nas considerações finais, retomo os capítulos anteriores e exponho as conclusões sobre a relação entre a literatura infantil e a leitura ,conforme estudo de caso realizado, que mostrou que os textos literários, se adequadamente trabalhados em sala de aula pelos professores, despertam o interesse das crianças de modo que elas dispensam o pedido do professor para pegarem livros na estante da sala, e o fazem espontaneamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.titleLiteratura infantil: como mediadora da leitura nos primeiros anos de escolarizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSantos, Luciene Souza-
dc.contributor.refereesSoares, Leila Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.