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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33135
Tipo: | Dissertação |
Título: | PERCEPÇÃO DOCENTE DE UM TRABALHO DECENTE. UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA |
Autor(es): | Oliveira, Luan Silva |
Autor(es): | Oliveira, Luan Silva |
Abstract: | Esta dissertação, apresentada em formato de coletânea de artigos, tem por objetivo analisar a
percepção dos docentes sobre o seu trabalho em uma Instituição Pública de Ensino Superior, a
fim de compreender como lidam com a ampliação de seu escopo. Para tal finalidade, pretendese analisar a dinâmica do desenvolvimento profissional da atividade docente; investigar o
processo de ampliação no escopo do trabalho docente; compreender quais são as concepções
que o professor atribui à atividade docente; verificar quais as estratégias utilizadas pelos
docentes diante da ampliação no escopo do trabalho. Desta forma, traça-se um panorama da
realidade da docência naquele centro universitário no contexto do dia a dia, e igualmente
observar os empecilhos da profissão no intuito de entender as estratégias usadas pelos docentes
para superarem as adversidades. Como percurso metodológico, utilizou-se dos pressupostos da
pesquisa documental e bibliográfica no primeiro artigo e da pesquisa qualitativa no segundo
artigo, no qual possibilitou a compilação de estudos referentes ao trabalho docente nas
universidades, refletindo-se ainda sobre as subjetividades da percepção do indivíduo acerca de
sua relação com o trabalho. Como instrumento de pesquisa foram realizadas revisão
bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados
por meio da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011) e, através das palavras e frequência dos
depoimentos dos entrevistados, identificou-se quatro categorias de significados, as quais nos
permitiram formular os seguintes temas: Percepção dos docentes quanto à sua trajetória para
tornar-se professor(a); Percepção dos docentes em relação ao seu trabalho; Percepção dos
docentes com relação à saúde na docência; Percepção docente quanto ao reconhecimento da
profissão. Os resultados indicam que se trata de uma atividade multifacetada, tendo este
profissional que desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de participar da
gestão e do planejamento universitário. Foi então possível compreender, a partir das entrevistas,
as relações de prazer e tensão dos docentes em relação ao seu trabalho, revelando um certo
desânimo em relação à reconfiguração da conjuntura da atividade docente resultante da gama
de exigências e condições de realização do trabalho profissional na universidade
contemporânea. Pôde-se observar ainda a caracterização da atividade docente como um
trabalho decente, conforme preconiza a Organização Internacional do Trabalho. Não obstante
os ataques que a universidade pública, os docentes e a comunidade acadêmica em geral têm
sofrido ‒ seja pela mercantilização da educação, seja por políticas públicas que vão de encontro
ao caráter formador e transformador da Universidade ‒ percebe-se ainda que este ambiente
universitário carece de propostas e ações que permitam um maior cuidado com a saúde de seus
profissionais. Nesse sentido, avalia-se que o ambiente universitário tem se tornado, em uma
parte expressiva, adoecedor. Faz-se então mister estudos que permitam melhor compreensão
desse fenômeno e possibilitem mudar esse panorama, de modo que a universidade consiga
cumprir seu papel social. This dissertation, presented in the form of a collection of articles, aims to analyze the perception of teachers about their work in a Public Institution of Higher Education, in order to understand how they deal with the expansion of its scope. For this purpose, it is intended to analyze the dynamics of the professional development of the teaching activity; investigate the expansion process in the scope of the teaching work; understand what are the conceptions that the teacher attributes to the teaching activity; verify which strategies are used by teachers in view of the expansion in the scope of work. In this way, an overview of the reality of teaching in that university center is outlined in the context of everyday life, and also to observe the obstacles of the profession in order to understand the strategies used by teachers to overcome adversity. As a methodological path, we used the assumptions of documentary and bibliographic research in the first article and of qualitative research in the second article, which made it possible to compile studies related to teaching work in universities, reflecting on the subjectivities of the individual's perception about their relationship with work. As a research instrument, bibliographic and documentary reviews were carried out, in addition to semi-structured interviews. The data were analyzed through Content Analysis (BARDIN, 2011) and, through the words and frequency of the interviewees 'testimonies, four categories of meanings were identified, which allowed us to formulate the following themes: Teachers' perception of their trajectory to become a teacher; Teachers' perception of their work; Teachers' perception of health in teaching; Teacher perception regarding the recognition of the profession. The results indicate that it is a multifaceted activity, with this professional having to develop teaching, research and extension activities, in addition to participating in university management and planning. It was then possible to understand, from the interviews, the relationships of pleasure and tension of the teachers in relation to their work, revealing a certain discouragement in relation to the reconfiguration of the conjuncture of the teaching activity resulting from the range of requirements and conditions for carrying out professional work in contemporary university. It was also possible to observe the characterization of teaching activity as decent work, as recommended by the International Labor Organization. Notwithstanding the attacks that the public university, teachers and the academic community in general have suffered - be it for the commercialization of education, or for public policies that go against the formative and transforming character of the University - it is clear that this university environment it lacks proposals and actions that allow greater care for the health of its professionals. In this sense, it is evaluated that the university environment has become, in an expressive part, sickening. Then, studies are needed to allow a better understanding of this phenomenon and make it possible to change this panorama, so that the university can fulfill its social role. |
Palavras-chave: | Atividade docente Universidade pública Ampliação do trabalho Trabalho decente Percepção do trabalho |
CNPq: | Interdisciplinar Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33135 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
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