Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSantana, Jessica Suelli Oliveira-
dc.creatorSantana, Jessica Suelli Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-15T17:57:28Z-
dc.date.available2021-03-15T17:57:28Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33049-
dc.description.abstractEsta pesquisa do tipo exploratória teve como objetivo avaliar quantitativa e qualitativamente o uso e exploração da Provinha Brasil um instrumento de avaliação do nível de alfabetização, elaborado pelo MEC, aplicado numa amostra de 20 alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFBA, sendo 13 meninos e 7 meninas, nas idades de 7 a 13 anos. Provenientes da capital: 13 e do interior do estado: 7, avaliados no primeiro semestre de 2010 pelo exame, nas versões: primeiro e segundo semestre de 2008. A pesquisa evidenciou que à pedagogia faltam instrumentos padronizados de avaliação dos níveis de alfabetização e que, os instrumentos antigos, a priori, não são ágeis, hábeis para a aplicação numa Classe Hospitalar, pelas especificidades e demandas do ambiente hospitalar e condicionantes da doença, por isto, dentre os outros instrumentos de avaliação recentemente elaborados, adotouse a Provinha Brasil, para a aplicação inédita em Classe Hospitalar, para tornar o instrumento realizável, foram criadas novas formas de aplicação, além das descritas nos documentos do MEC. Após a realização dos testes, foi realizada uma descrição e análise dos dados, dos escores contendo a avaliação do nível de alfabetização dos alunos-pacientes, verificamos como o instrumento Provinha Brasil pôde contribuir no diagnóstico destes níveis, para conhecendo-os, nortear a prática do professor, no sentido do amplo desenvolvimento da alfabetização dos alunos-pacientes, pela perspectiva da inclusão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleUsos e possibilidades do “Provinha Brasil” como instrumento de avaliação em contexto de classe hospitalar.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.refereesLucon, Cristina Bressaglia-
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA SUELLI OLIVEIRA SANTANA.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.