Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Santana, Jessica Suelli Oliveira | - |
dc.creator | Santana, Jessica Suelli Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-15T17:57:28Z | - |
dc.date.available | 2021-03-15T17:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33049 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa do tipo exploratória teve como objetivo avaliar quantitativa e qualitativamente o uso e exploração da Provinha Brasil um instrumento de avaliação do nível de alfabetização, elaborado pelo MEC, aplicado numa amostra de 20 alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFBA, sendo 13 meninos e 7 meninas, nas idades de 7 a 13 anos. Provenientes da capital: 13 e do interior do estado: 7, avaliados no primeiro semestre de 2010 pelo exame, nas versões: primeiro e segundo semestre de 2008. A pesquisa evidenciou que à pedagogia faltam instrumentos padronizados de avaliação dos níveis de alfabetização e que, os instrumentos antigos, a priori, não são ágeis, hábeis para a aplicação numa Classe Hospitalar, pelas especificidades e demandas do ambiente hospitalar e condicionantes da doença, por isto, dentre os outros instrumentos de avaliação recentemente elaborados, adotouse a Provinha Brasil, para a aplicação inédita em Classe Hospitalar, para tornar o instrumento realizável, foram criadas novas formas de aplicação, além das descritas nos documentos do MEC. Após a realização dos testes, foi realizada uma descrição e análise dos dados, dos escores contendo a avaliação do nível de alfabetização dos alunos-pacientes, verificamos como o instrumento Provinha Brasil pôde contribuir no diagnóstico destes níveis, para conhecendo-os, nortear a prática do professor, no sentido do amplo desenvolvimento da alfabetização dos alunos-pacientes, pela perspectiva da inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Provinha Brasil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Usos e possibilidades do “Provinha Brasil” como instrumento de avaliação em contexto de classe hospitalar. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.referees | Lucon, Cristina Bressaglia | - |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|