Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33049
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Usos e possibilidades do “Provinha Brasil” como instrumento de avaliação em contexto de classe hospitalar.
Autor(es): Santana, Jessica Suelli Oliveira
Autor(es): Santana, Jessica Suelli Oliveira
Abstract: Esta pesquisa do tipo exploratória teve como objetivo avaliar quantitativa e qualitativamente o uso e exploração da Provinha Brasil um instrumento de avaliação do nível de alfabetização, elaborado pelo MEC, aplicado numa amostra de 20 alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFBA, sendo 13 meninos e 7 meninas, nas idades de 7 a 13 anos. Provenientes da capital: 13 e do interior do estado: 7, avaliados no primeiro semestre de 2010 pelo exame, nas versões: primeiro e segundo semestre de 2008. A pesquisa evidenciou que à pedagogia faltam instrumentos padronizados de avaliação dos níveis de alfabetização e que, os instrumentos antigos, a priori, não são ágeis, hábeis para a aplicação numa Classe Hospitalar, pelas especificidades e demandas do ambiente hospitalar e condicionantes da doença, por isto, dentre os outros instrumentos de avaliação recentemente elaborados, adotouse a Provinha Brasil, para a aplicação inédita em Classe Hospitalar, para tornar o instrumento realizável, foram criadas novas formas de aplicação, além das descritas nos documentos do MEC. Após a realização dos testes, foi realizada uma descrição e análise dos dados, dos escores contendo a avaliação do nível de alfabetização dos alunos-pacientes, verificamos como o instrumento Provinha Brasil pôde contribuir no diagnóstico destes níveis, para conhecendo-os, nortear a prática do professor, no sentido do amplo desenvolvimento da alfabetização dos alunos-pacientes, pela perspectiva da inclusão.
Palavras-chave: Classe hospitalar
Provinha Brasil
Avaliação
Alfabetização
CNPq: Avaliação da Aprendizagem
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33049
Data do documento: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA SUELLI OLIVEIRA SANTANA.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.