Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Pinto, Janaína Garcia Vaz | - |
dc.creator | Pinto, Janaína Garcia Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T18:07:24Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T18:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32996 | - |
dc.description.abstract | O 1º ano do Ensino Fundamental é o ano onde ocorre a alfabetização da criança, apesar de ser um processo que dura ao longo da vida do sujeito, onde se aperfeiçoa a escrita e seus diversos usos. Nesta série um instrumento muito utilizado pelos professores é o livro de literatura infantil que auxilia no processo de aquisição da língua escrita pela criança. O livro infantil é utilizado nesse processo por ser uma obra literária marcada pela fantasia, e como toda obra literária é marcada, sobretudo pela presença da escrita, interessando o pequeno leitor. O adulto quando lê uma história para a criança, desenvolve nesta o hábito da leitura estimulando-a a adquirir a língua escrita para que assim possa realizar uma leitura com autonomia. Durante o contato da criança com o livro de literatura infantil, enquanto ouvinte ou leitora, faz com que esta adquira a leitura e a escrita compreendendo como funciona esse sistema. O objetivo principal desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil
para a aquisição da língua escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos
são: a) apresentar o histórico da literatura infantil na Europa e no Brasil e seus usos na escola desde o seu surgimento até os dias atuais; b) verificar quais as contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita no 1º ano do Ensino Fundamental; c) e identificar, a partir da escrita das crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, quais as contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita aparecem mais frequentemente. Este é um trabalho bibliográfico e também estudo de caso para responder ao objetivo geral e aos objetivos específicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | 1º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Língua escrita | pt_BR |
dc.subject | Livro | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | As contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita no 1° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Batista, Hildonice de Souza | - |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|