Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorPinto, Janaína Garcia Vaz-
dc.creatorPinto, Janaína Garcia Vaz-
dc.date.accessioned2021-03-09T18:07:24Z-
dc.date.available2021-03-09T18:07:24Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32996-
dc.description.abstractO 1º ano do Ensino Fundamental é o ano onde ocorre a alfabetização da criança, apesar de ser um processo que dura ao longo da vida do sujeito, onde se aperfeiçoa a escrita e seus diversos usos. Nesta série um instrumento muito utilizado pelos professores é o livro de literatura infantil que auxilia no processo de aquisição da língua escrita pela criança. O livro infantil é utilizado nesse processo por ser uma obra literária marcada pela fantasia, e como toda obra literária é marcada, sobretudo pela presença da escrita, interessando o pequeno leitor. O adulto quando lê uma história para a criança, desenvolve nesta o hábito da leitura estimulando-a a adquirir a língua escrita para que assim possa realizar uma leitura com autonomia. Durante o contato da criança com o livro de literatura infantil, enquanto ouvinte ou leitora, faz com que esta adquira a leitura e a escrita compreendendo como funciona esse sistema. O objetivo principal desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: a) apresentar o histórico da literatura infantil na Europa e no Brasil e seus usos na escola desde o seu surgimento até os dias atuais; b) verificar quais as contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita no 1º ano do Ensino Fundamental; c) e identificar, a partir da escrita das crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, quais as contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita aparecem mais frequentemente. Este é um trabalho bibliográfico e também estudo de caso para responder ao objetivo geral e aos objetivos específicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua escritapt_BR
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAs contribuições da literatura infantil para a aquisição da língua escrita no 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA JANAINA GARCIA VAZ PINTO.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.