Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marinho, Sandra Maria Siqueira | - |
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Anjos dos | - |
dc.creator | Santos, Fernanda Anjos dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:41:47Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T17:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32991 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia buscou analisar criticamente as possibilidades e limites na construção coletiva do currículo de aprendizagem fundamentados na educação popular e vivenciado pela IV turma (denominada conexão – 2009/2010) do curso de extensão para a formação de educadores sociais promovidos pela Associação de Educadores Sociais e Fomento a Economia Solidária, mais conhecida como EPESS. Para tanto, fizemos um caminho que iniciou com a contextualização da educação na sociedade de classes e a justificação da educação popular enquanto emergente da contradição social, identificou-se instituições que promovem essa educação, destacando a EPESS como uma destas – este percurso caracterizou o primeiro capítulo. Já no segundo, verificamos as várias faces históricas da educação popular e os princípios norteadores de sua prática identificando o paradigma libertador como o fundante das ações institucionais da EPESS. No último capítulo nos debruçamos sobre a experiência vivida pelos cursistas da turma conexão de forma reflexiva a fim de identificar as possibilidades e limites dessa ação. O trabalho teve um caráter qualitativo onde foram realizadas conversas informais, entrevistas, observação participante, relato de experiências e
vivências. Também utilizou-se como fonte de pesquisa documentos institucionais, relatórios
e revisão da literatura amparadas em autores como: Marx (2006), Lessa e Tonet (2008), Orso
(2008), Ponce (2007) Paiva (1972), Brandão (1984, 2006), Freire (1982, 2005), Vasconcellos
(2009), Iasi (2007). A partir da reflexão fomentada no presente trabalho constatamos que
construir um currículo na esteira da educação popular requer garantir alguns princípios
práticos que envolve a dialogicidade, horizontalização do poder, dentre outros. Embora a efetivação desses princípios possibilite uma experiências que verse sobre os ideais democráticos, possuem limitações que precisam ser consideradas a fim de avançar
politicamente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular. | pt_BR |
dc.subject | currículo | pt_BR |
dc.subject | EPESS | pt_BR |
dc.title | Uma conexão entre a educação popular e o currículo de aprendizagem: análise da experiência promovida pela epess: | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Marinho, Sandra Maria Siqueira | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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