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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarinho, Sandra Maria Siqueira-
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Anjos dos-
dc.creatorSantos, Fernanda Anjos dos-
dc.date.accessioned2021-03-09T17:41:47Z-
dc.date.available2021-03-09T17:41:47Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32991-
dc.description.abstractEsta monografia buscou analisar criticamente as possibilidades e limites na construção coletiva do currículo de aprendizagem fundamentados na educação popular e vivenciado pela IV turma (denominada conexão – 2009/2010) do curso de extensão para a formação de educadores sociais promovidos pela Associação de Educadores Sociais e Fomento a Economia Solidária, mais conhecida como EPESS. Para tanto, fizemos um caminho que iniciou com a contextualização da educação na sociedade de classes e a justificação da educação popular enquanto emergente da contradição social, identificou-se instituições que promovem essa educação, destacando a EPESS como uma destas – este percurso caracterizou o primeiro capítulo. Já no segundo, verificamos as várias faces históricas da educação popular e os princípios norteadores de sua prática identificando o paradigma libertador como o fundante das ações institucionais da EPESS. No último capítulo nos debruçamos sobre a experiência vivida pelos cursistas da turma conexão de forma reflexiva a fim de identificar as possibilidades e limites dessa ação. O trabalho teve um caráter qualitativo onde foram realizadas conversas informais, entrevistas, observação participante, relato de experiências e vivências. Também utilizou-se como fonte de pesquisa documentos institucionais, relatórios e revisão da literatura amparadas em autores como: Marx (2006), Lessa e Tonet (2008), Orso (2008), Ponce (2007) Paiva (1972), Brandão (1984, 2006), Freire (1982, 2005), Vasconcellos (2009), Iasi (2007). A partir da reflexão fomentada no presente trabalho constatamos que construir um currículo na esteira da educação popular requer garantir alguns princípios práticos que envolve a dialogicidade, horizontalização do poder, dentre outros. Embora a efetivação desses princípios possibilite uma experiências que verse sobre os ideais democráticos, possuem limitações que precisam ser consideradas a fim de avançar politicamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Popular.pt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectEPESSpt_BR
dc.titleUma conexão entre a educação popular e o currículo de aprendizagem: análise da experiência promovida pela epess:pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMarinho, Sandra Maria Siqueira-
dc.contributor.refereesSilva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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