https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32991
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma conexão entre a educação popular e o currículo de aprendizagem: análise da experiência promovida pela epess: |
Autor(es): | Santos, Fernanda Anjos dos |
Autor(es): | Santos, Fernanda Anjos dos |
Abstract: | Esta monografia buscou analisar criticamente as possibilidades e limites na construção coletiva do currículo de aprendizagem fundamentados na educação popular e vivenciado pela IV turma (denominada conexão – 2009/2010) do curso de extensão para a formação de educadores sociais promovidos pela Associação de Educadores Sociais e Fomento a Economia Solidária, mais conhecida como EPESS. Para tanto, fizemos um caminho que iniciou com a contextualização da educação na sociedade de classes e a justificação da educação popular enquanto emergente da contradição social, identificou-se instituições que promovem essa educação, destacando a EPESS como uma destas – este percurso caracterizou o primeiro capítulo. Já no segundo, verificamos as várias faces históricas da educação popular e os princípios norteadores de sua prática identificando o paradigma libertador como o fundante das ações institucionais da EPESS. No último capítulo nos debruçamos sobre a experiência vivida pelos cursistas da turma conexão de forma reflexiva a fim de identificar as possibilidades e limites dessa ação. O trabalho teve um caráter qualitativo onde foram realizadas conversas informais, entrevistas, observação participante, relato de experiências e vivências. Também utilizou-se como fonte de pesquisa documentos institucionais, relatórios e revisão da literatura amparadas em autores como: Marx (2006), Lessa e Tonet (2008), Orso (2008), Ponce (2007) Paiva (1972), Brandão (1984, 2006), Freire (1982, 2005), Vasconcellos (2009), Iasi (2007). A partir da reflexão fomentada no presente trabalho constatamos que construir um currículo na esteira da educação popular requer garantir alguns princípios práticos que envolve a dialogicidade, horizontalização do poder, dentre outros. Embora a efetivação desses princípios possibilite uma experiências que verse sobre os ideais democráticos, possuem limitações que precisam ser consideradas a fim de avançar politicamente. |
Palavras-chave: | Educação Popular. currículo EPESS |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32991 |
Data do documento: | 9-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - FERNANDA ANJOS DOS SANTOS - 2011.pdf | 699,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.