https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32990
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Violência: problema sócio-econômico que atinge o ambiente escolar |
Autor(es): | Araújo, Vânia Dantas |
Autor(es): | Araújo, Vânia Dantas |
Abstract: | No atual momento da sociedade, extremamente capitalista e individualista, as pessoas são transformadas, pelo mercado globalizado, em simples objetos. Grandes transformações, nas quais os valores são abandonados em prol de uma suposta necessidade de possuir bens. É neste contexto social de insatisfação, que surge o fenômeno da violência “multicasual” e “multifacetado”. Este é um problema que vem atingindo não só os segmentos da sociedade, mas também as escolas. Consciente de que o estado de violência demanda uma compreensão mais ampla de como ocorre no espaço escolar, o presente estudo buscou analisar as concepções de vários autores sobre a temática. Procurou-se estudar e refletir sobre as manifestações da violência escolar, destacando-se a violência física, a moral, a simbólica produzida pela escola, suas causas e os seus efeitos. Dessa forma, evidenciou-se a função da escola de responsável pela vigilância do espaço escolar. E, por conseguinte, forma de intervenção objetivando apresentar estratégias de prevenção e intervenção dos conflitos entre os estudantes. |
Palavras-chave: | Violência Violência escolar Bullying Violência simbólica Intervenção |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32990 |
Data do documento: | 9-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VÂNIA DANTAS ARAÚJO.pdf | 283,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.