Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32963
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nós vamos invadir sua praia: o papel dos usuários na sucessão das praias urbanas em Salvador (BA)
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Abstract: A procura pelo litoral e a sua eleição como locus do bem-estar, da apreciação paisagística aos esportes náuticos, é fenômeno planetário, com repercussões importantes na conformação das cidades, na sua litoralização. Nesta, a vilegiatura marítima e a freqüência às praias para os hábitos balneares se relacionam, embora distintos. Nas grandes cidades litorâneas houve uma espécie de desenvolvimento centrífugo, saindo das enseadas e estuários e se alastrando pelo litoral rumo a mar aberto. E, pari passu com sua urbanização, as jornadas para banho de mar. No caso de Salvador (BA), na direção nordeste, chamada de Litoral Norte. Concomitante com a migração de usuários - de diferentes procedências, perfis e estrato econômico -, há uma transmutação dos papéis destas praias. De sua descoberta e incorporação ao espaço urbano, e até o abandono, retornando para um uso vegetativo de vizinhança, ou mesmo transformando-se em vazios, sem usuários. Na breve história da praia soteropolitana, algumas de grande êxito em décadas passadas hoje são terra arrasada. O artigo investiga o papel dos usuários nessa sucessão de praias na medida em que fazem parte indissociável do ambiente praiano, tomando como área de análise as praias do litoral atlântico, a partir da barra da Baía de Todos os Santos, faixa onde se deu a sucessão de que falamos. Para tanto, considerando a relação da freqüência as praias com o transporte e os meios de estadia, se estabelece um elenco de tipos de praias e a conversão de uma modalidade a outra. Ao invés de assumir a simples rejeição das classes altas à invasão pelas classes mais baixas, verificamos as nuances desse direito ao desagrado, como o apinhamento, as atividades conflitivas, o senso de territorialidade e a aparição do estranho. E que, ademais da rejeição, a atração é também aspecto essencial dos efeitos dos usuários como parte do ambiente, responsáveis pela aceleração da fuga, da jornada pelo litoral mais rústico e sua urbanização.
Palavras-chave: Litoral Atlântico (BA)
Praia - Salvador (BA)
Praia urbana
Usuários
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFRJ, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, PROARQ
Citação: PAZ, Daniel J. Mellado. Nós Vamos Invadir Sua Praia: o papel dos usuários na sucessão das praias urbanas em Salvador (BA). CADERNOS DO PROARQ (UFRJ), v. 1, p. 82-108, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32963
Data do documento: Jul-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nós Vamos Invadir Sua Praia - o papel dos usuários na sucessão das praias urbanas em Salvador (BA).pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.