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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32763
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.authorSantos Filho, Lídio dos-
dc.creatorSantos Filho, Lídio dos-
dc.date.accessioned2021-02-09T00:31:42Z-
dc.date.available2021-02-09T00:31:42Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32763-
dc.description.abstractCompreendemos que essa Monografia tem como finalidade estudar os caminhos e descaminhos traçados pela educação a distância em Nosso País, para que possamos assim, compreender um pouco o atual contexto educacional brasileiro, onde esta se apresenta bastante difusa. Para realização de tal tarefa, utilizamos uma metodologia de caráter qualitativo e bibliográfico. Num primeiro momento, achamos interessante trazer a luz, as faces da relação entre a educação e as tecnologias, a fim de entendermos um pouco, como se dar essa relação dentro do contexto da educação a distância. Em um segundo momento, suscitamos a ideia de que a realização de uma relação estruturante entre a educação e as novas tecnologias da informação e comunicação é algo possível de se construir. Em seguida, buscamos elucidar o quanto possível, o conceito de educação, e junto a isso, traçamos um breve histórico das práticas de educação a distância, para que dessa forma, possamos estabelecer um contexto, onde possamos compreender que a importância social deste elemento dentro dos processos educativos, pode ser mais benéfico a todos, que seu viés econômico. Em um terceiro momento, inserimos a discussão principal do trabalho, na qual buscamos, através de uma ótica mais crítica, abordar os principais trnsformações provocados pela adoção dos processos de educação a distância em nosso sistema educacional, e de sua legitimação como instrumento neoliberal de erradicação do déficit educacional brasileiro. Em seguida falamos um pouco da realidade da educação a distância na sociedade brasileira, e por último, fizemos nossas considerações a respeito desse contexto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância em tempos de neoliberalismo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFaced /Ufbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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