Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.contributor.author | Santos Filho, Lídio dos | - |
dc.creator | Santos Filho, Lídio dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T00:31:42Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T00:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32763 | - |
dc.description.abstract | Compreendemos que essa Monografia tem como finalidade estudar os caminhos e descaminhos traçados pela educação a distância em Nosso País, para que possamos assim, compreender um pouco o atual contexto educacional brasileiro, onde esta se apresenta bastante difusa. Para realização de tal tarefa, utilizamos uma metodologia de caráter qualitativo e bibliográfico. Num primeiro momento, achamos interessante trazer a luz, as faces da relação entre a educação e as tecnologias, a fim de entendermos um pouco, como se dar essa relação dentro do contexto da educação a distância. Em um segundo momento, suscitamos a ideia de que a realização de uma relação estruturante entre a educação e as novas tecnologias da informação e comunicação é algo possível de se construir. Em seguida, buscamos elucidar o quanto possível, o conceito de educação, e junto a isso, traçamos um breve histórico das práticas de educação a distância, para que dessa forma, possamos estabelecer um contexto, onde possamos compreender que a importância social deste elemento dentro dos processos educativos, pode ser mais benéfico a todos, que seu viés econômico. Em um terceiro momento, inserimos a discussão principal do trabalho, na qual buscamos, através de uma ótica mais crítica, abordar os principais trnsformações provocados pela adoção dos processos de educação a distância em nosso sistema educacional, e de sua legitimação como instrumento neoliberal de erradicação do déficit educacional brasileiro. Em seguida falamos um pouco da realidade da educação a distância na sociedade brasileira, e por último, fizemos nossas considerações a respeito desse contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Educação a distância em tempos de neoliberalismo. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | Faced /Ufba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|