https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32739
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relação entre afetividade e aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Santos, Mayana Souza |
Autor(es): | Santos, Mayana Souza |
Abstract: | O presente trabalho tem como tema central a afetividade na Educação Infantil. Discute a afetividade na relação professor-aluno, definindo-a como condição indispensável para o desenvolvimento da criança na escola. Para elucidar essa questão, buscou-se os referenciais teóricos de Wallon, Vygotsky e Piaget. No primeiro capítulo,é feito um estudo sobre a afetividade e suas implicações na relação professor-aluno, elencando alguns conceitos sobre a afetividade, bem como o desdobramento da afetividade da criança nas relações sociais e o desdobramento da afetividade na relação professor-aluno. Já no segundo capítulo, é apresentada a relação afetiva e a aprendizagem na Educação Infantil, levando em consideração o conceito de afetividade e o Piaget orienta sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos. E por fim, no último capítulo, relaciona-se a afetividade e o processo de aprendizagem na Educação Infantil, com base em entrevistas com duas professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil. É possível concluir que a afetividade é uma condição importante no relacionamento entre professor e aluno, pois este é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, portanto, da aprendizagem. |
Palavras-chave: | Educação infantil Afetividade Relação professor-aluno Educação afetiva |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32739 |
Data do documento: | 29-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.