https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32738
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição da família no desenvolvimento e aprendizagem da criança com múltipla deficiência |
Autor(es): | Ribeiro, Simone Rosa |
Autor(es): | Ribeiro, Simone Rosa |
Abstract: | O trabalho teve como objetivo investigar o papel da família no desenvolvimento e aprendizagem de criança com múltipla deficiência. A pesquisa tem uma importante relevância social, pois trata de uma temática pouco explorada em tempos de inclusão. Para tanto foram considerados aspectos relacionados ao conceito de família, múltipla deficiência, desenvolvimento e aprendizagem. A pesquisa toma uma perspectiva baseada na teoria de Vygotsky que considera o individuo aliado a sua historia social, bem como uma perspectiva ecologica baseado na teoria de Bronfenbrenner que acrescenta muito para educação com a teoria do sistema.Nestas duas concepções o individuo é formado a partir das interações com o seu meio social.Na pesquisa a família é tomada como eixo norteador, portanto tem um papel preponderante neste processo.A pesquisa tráz aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com múltipla deficiência, também dialoga um pouco com espaços necessários para o desenvolvimento da criança com múltipla deficiência como a escola e a instituição especializada. |
Palavras-chave: | Família Desenvolvimento Aprendizagem Múltipla deficiência Criança |
CNPq: | Educação Educação Especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32738 |
Data do documento: | 29-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (13).pdf | 367,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.