Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Gabriela Pereira | - |
dc.creator | Bezerra, Gabriela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T21:03:10Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T21:03:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32735 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da presente pesquisa é analisar a relação entre os contos infantis e o
processo de construção da personalidade da criança, apontando sua importância e
significado na prática escolar. A pesquisa, de metodologia bibliográfica, com
procedimento descritivo, desenvolve-se em três capítulos: histórico e mapeamento
dos contos infantis, desenvolvimento da criança e os contos infantis na escola:
prática de professor. Com o trabalho percebeu-se que os livros de literatura infantil,
especialmente os contos, quando trabalhados em sala de aula, guiam a criança ao
mundo da fantasia, estimulam o desenvolvimento da imaginação e sua destreza
lingüística. Alguns psicólogos consideram que a imaginação favorece o
desenvolvimento da atividade mental da criança. Também reconhece na
imaginação, instrumentos de conhecimentos de si mesmo e do mundo que lhe
rodeia. Dessa forma, concluiu-se que os contos clássicos exercem influência no
desenvolvimento cognitivo da criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
The objective of this research is to analyze the relationship between fairy tales and
construction process of the child's personality, pointing out its importance and
significance in school practice. The research methodology literature, with descriptive
procedure, developed in three chapters: history and mapping of fairy tales, child
development and children's tales in school: teacher practice. With work is noticed
that the books of children's literature, especially short stories, when worked in the
classroom, guiding the child to the world of fantasy, stimulate the development of
imagination and linguistic dexterity. Some psychologists believe that imagination
favors the development of the mental activity of the child. It also recognizes the
imagination, instruments of knowledge of oneself and the world around him. Thus, it
was concluded that the classic tales influence the cognitive development of the child. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contos clássicos | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Classic tales | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.title | Contos infantis: qual a sua importância para o desenvolvimento cognitivo da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|