Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.authorBezerra, Gabriela Pereira-
dc.creatorBezerra, Gabriela Pereira-
dc.date.accessioned2021-01-29T21:03:10Z-
dc.date.available2021-01-29T21:03:10Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32735-
dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa é analisar a relação entre os contos infantis e o processo de construção da personalidade da criança, apontando sua importância e significado na prática escolar. A pesquisa, de metodologia bibliográfica, com procedimento descritivo, desenvolve-se em três capítulos: histórico e mapeamento dos contos infantis, desenvolvimento da criança e os contos infantis na escola: prática de professor. Com o trabalho percebeu-se que os livros de literatura infantil, especialmente os contos, quando trabalhados em sala de aula, guiam a criança ao mundo da fantasia, estimulam o desenvolvimento da imaginação e sua destreza lingüística. Alguns psicólogos consideram que a imaginação favorece o desenvolvimento da atividade mental da criança. Também reconhece na imaginação, instrumentos de conhecimentos de si mesmo e do mundo que lhe rodeia. Dessa forma, concluiu-se que os contos clássicos exercem influência no desenvolvimento cognitivo da criança.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The objective of this research is to analyze the relationship between fairy tales and construction process of the child's personality, pointing out its importance and significance in school practice. The research methodology literature, with descriptive procedure, developed in three chapters: history and mapping of fairy tales, child development and children's tales in school: teacher practice. With work is noticed that the books of children's literature, especially short stories, when worked in the classroom, guiding the child to the world of fantasy, stimulate the development of imagination and linguistic dexterity. Some psychologists believe that imagination favors the development of the mental activity of the child. It also recognizes the imagination, instruments of knowledge of oneself and the world around him. Thus, it was concluded that the classic tales influence the cognitive development of the child.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContos clássicospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectClassic talespt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.titleContos infantis: qual a sua importância para o desenvolvimento cognitivo da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTOS INFANTIS QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA.pdf262,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.