Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorAndrade, Carla Borges de-
dc.creatorAndrade, Carla Borges de-
dc.date.accessioned2021-01-18T12:25:20Z-
dc.date.available2021-01-18T12:25:20Z-
dc.date.issued2021-01-18-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32651-
dc.description.abstractA imagem corporal de pessoas cadeirantes com deficiência física adquirida é o objeto de estudo desta tese que se insere na linha de Pesquisa “Educação e Diversidade” da FACED/UFBA, e que tem por objetivo geral compreender como se dá o processo de construção da Imagem Corporal de cadeirantes a partir da aquisição da deficiência física, bem como as implicações desse processo para a sua vida cotidiana. O percurso metodológico adotado, de base qualitativa e fenomenológica, sustentou-se no Paradigma Indiciário e na Teoria das Representações Sociais, e se desenvolveu sob a forma de: a) Estudo de Caso do tipo Histórias de Vida, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três pessoas sociais, as quais responderam em forma de narrativas autobiográficas; e b) análise fílmica de sete produções cinematográficas relacionadas ao tema. Todos os dados produzidos foram submetidos à Análise Microgenética. O estudo comprovou que cada cadeirante revela elementos e etapas muito particulares relacionadas ao modo como foi construindo e percebendo sua imagem corporal antes e após a aquisição da deficiência, que partem das relações intra e interpessoais vivenciadas por cada pessoa, cuja interpretação se dá a partir de suas subjetividades. Também se evidenciou uma íntima relação entre a pessoa e a cadeira de rodas, pois a imagem corporal se apropria desse aparelho, tornando-o uma extensão do próprio corpo que lhe abre possibilidades, ainda que para os outros seja visto como símbolo de limitação. Assim, a cadeira de rodas se liga ao corpo dessas pessoas, esse corpo que é delas, esse corpo que é elas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The corporal image of people in wheelchairs with acquired physical disabilities is the object of study of this thesis that founds herself in the line of research “Education and Diversity” of FACED / UFBA, and has as general objective understand how works wheelchair users’ image construction from the acquisition of physical disability, as well as the implications of this process in their day-a-day. The methodological path adopted, based on a qualitative and phenomenological basis, was based on the Indigenous Paradigm and the Social Representations Theory, and was developed in the scheme of: a) Case Study focousig in the Life Stories type, using semi-structured interviews conducted with three social persons, who answered following the shape of autobiographical narratives; and b) Movies’ analysis of seven cinematographic productions related to the theme. All material produced was submitted to Microgenetic Analysis. The study proved that each wheelchair user reveals very particular elements and stages related to the way they builded and noticed their corporal image before and after the acquisition of the disability, which starts from the intra and interpersonal relationships experienced by each person, whose interpretation is based on their subjectivities. There was also noticed an intimate relationship between the person and the wheelchair, because the corporal image appropriates this device, turning it an extension of his own body that opens possibilities, even if for the others it could be seen as an symbol of limitation. By this way, the wheelchair stabilizes an connection to the body of these people, that body that is theirs, that body that is them.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcadeirantespt_BR
dc.subjectimagem corporalpt_BR
dc.subjectdeficiência físicapt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjecthistória de vidapt_BR
dc.subjectrepresentações sociaispt_BR
dc.subjectdeficiência física adquiridapt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectCorporal Imagept_BR
dc.subjectwheelchair userspt_BR
dc.subjectacquired physical disabilitypt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.titleO meu corpo sou eu? - narrativas de cadeirantes sobre a construção da imagem corporal.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Admilson-
dc.contributor.refereesSouza, Suzana Alves Nogueira-
dc.contributor.refereesCastro Junior, Luís Vitor-
dc.contributor.refereesPortela, Cláudia Paranhos de Jesus-
dc.contributor.refereesQueiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesSantos, Admilson-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese carla borges de andrade impressa.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.