https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32644
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação profissional para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”: um estudo sobre o programa de ações inclusivas do SENAI/BA |
Autor(es): | Santana, Catia Lima de |
Autor(es): | Santana, Catia Lima de |
Abstract: | Esta monografia tem como objetivo central analisar a educação profissional ofertada a pessoas com “deficiência auditiva/surdos” pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /BA), por meio do programa de ações inclusivas. Na perspectiva de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, na busca por definições terminologias para os sujeitos da pesquisa, investigação das motivações para a realização dos cursos de qualificação profissional e na identificação de desafios e perspectivas do programa de ações inclusivas para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. O motivo pelo qual este tema foi escolhido é o interesse em pensar nas propostas de inclusão também na educação profissional como possibilidade para o melhor aproveitamento das faculdades cognitivas e o desenvolvimento laboral das pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. Na atualidade o desenvolvimento social do indivíduo está diretamente atrelado ao sucesso profissional, diante desta realidade cabe a educação possibilitar o acesso desses sujeitos ao mundo laboral, proporcionando qualificação, conhecimento atualizado, aprendizagem das novas tecnologias, dentre outros saberes essenciais à formação profissional de qualquer indivíduo. Nessa perspectiva, abordamos teoricamente as passagens conceituais e históricas sobre a deficiência, deficiência auditiva e o sujeito surdo, bem como uma breve apresentação sobre a organização do trabalho e das legislações Internacionais e Nacionais que asseguram a inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Por fim, o histórico sobre o SENAI e o programa de ações inclusivas. |
Palavras-chave: | Educação profissional Programa de ações inclusivas Pessoas com “deficiência auditiva/surdos” |
CNPq: | Educação Especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32644 |
Data do documento: | 15-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.