Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorTorres, Tânia R. S.-
dc.creatorTorres, Tânia R. S.-
dc.date.accessioned2021-01-11T12:52:00Z-
dc.date.available2021-01-11T12:52:00Z-
dc.date.issued2021-01-11-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32599-
dc.description.abstractEste trabalho de monografia tem como foco um estudo de caso relacionado às dinâmicas envolvidas nos processos de capacitação dos professores para utilizarem as TIC, através dos NTE. Com a realização das atividades de pesquisa e análise, buscamos compreender e perceber as dinâmicas que envolvem a formação dos professores nestes núcleos. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas e estudos sobre o ProInfo, tendo em vista ser esse o protagonista das ações nos NTE, além de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores estaduais e municipais. Nesse contexto, percebemos a falta de articulação entre as atribuições dos núcleos e a prática, os objetivos propostos acontecem de forma vaga e sem fundamentação teórica. O formato dos cursos é modular, com pouca variação na programação, carga horária curta e sem posterior continuidade, além de uma metodologia voltada para a técnica, no manuseio dos hardwares e softwares, sem uma discussão sobre as dinâmicas que envolvem a inserção das TIC na sociedade. Nesse sentido, foi possível entender que para formar os professores na dinâmica de sujeitos críticos-reflexivo, esses núcleos têm um longo caminho a percorrer, tendo como caminho fundamental para essa mudança a minimização das ações tecnicistas que envolvem esses espaços.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectNúcleo de Tecnologia Educacional (NTE)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.titleFormação de professores para uso das TIC no contexto dos núcleos de tecnologia educacional do proinfopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.refereesCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.refereesCoelho, Lívia Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS TIC NO CONTEXTO DOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO PRO.pdf731,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.