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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robson Moreira-
dc.contributor.authorSouza, Nayara Santos-
dc.creatorSouza, Nayara Santos-
dc.date.accessioned2020-12-18T17:37:38Z-
dc.date.available2020-12-18T17:37:38Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32514-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a luz do Parâmetro Curricular Nacional a proficiência de alunos da 4ª série do ensino fundamental na Prova Brasil de 2007, em Língua Portuguesa, de duas escolas no município de Teodoro Sampaio. Utilizou-se como metodologia uma abordagem bibliográfica e documental, baseada principalmente em documentos do Ministério da Educação como a Matriz de Referência do SAEB/Prova Brasil, o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa, além do banco de dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para obter mais informações sobre a temática estudada. Com isso, percebeu-se que a qualidade da educação pode ser alcançada através dos resultados obtidos com o desempenho dos alunos na Prova Brasil, pois esse tipo de avaliação pode oferecer subsídios para a implantação de medidas educacionais, servindo dessa forma como um dos principais instrumentos no auxilio ao trabalho da gestão e toda a comunidade escolar. Desse modo, de posse dos resultados apresentados, todos os responsáveis no processo educativo podem solucionar problemas e tomar decisões para a concretização de conquistas positivas no processo. A deficiência na aprendizagem de Língua Portuguesa é uma realidade nas escolas brasileiras e o alvo da Prova Brasil é justamente avaliar o desenvolvimento de habilidades referentes à compreensão, interpretação, tentando identificar no aluno a sua capacidade de analisar as idéias principais de um texto, extrair elementos e compreender o sentido real do que está sendo lido. Assim, através da análise do desempenho em Língua Portuguesa dos alunos de duas escolas do município de Teodoro Sampaio, na prova de 2007, verificou-se a insuficiência dos educandos nas habilidades e competências exigidas pela mesma, com relação à leitura e escrita. Pode-se concluir que o ensino tradicional precisa ser substituído por uma ação educativa voltada à formação completa do individuo, para que este possa ser um agente ativo do seu processo histórico, exercendo o poder de argumentar diante dos fatos, compreendendo o sentido e a idéia principal do que lhe é apresentado, seja na realidade escolar ou na vida em sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleProva Brasil 2007: A análise da proficiência em língua portuguesa dos alunos da 4 série em duas escolas de um município baianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Cristiane Brito-
dc.contributor.refereesGentil, Christianne Pamplona-
dc.contributor.refereesFerreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.refereesTenório, Robson Moreira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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PROVA BRASIL 2007 A ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE EM DUAS ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO BAIANO..pdf296,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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