https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32010
Tipo: | Dissertação |
Título: | Variedades Linguísticas: uma proposta de trabalho pra a sala de aula. |
Autor(es): | Pimenta, Fabrício de Carvalho |
Autor(es): | Pimenta, Fabrício de Carvalho |
Abstract: | Este memorial acadêmico é resultado de um projeto de intervenção realizado numa escola pública do interior do estado da Bahia e que aborda a temática da variação linguística. O objetivo primordial é apresentar uma reflexão sobre a abordagem deste conteúdo em sala de aula. Além disto, as atividades desenvolvidas servem como sugestão de trabalho a ser realizado em sala de aula por meio de sequência didática dentro do modelo proposto pelos estudiosos Dolz e Scheneuwly. Alguns traços graduais e descontínuos de nossa língua foram os aspectos estudados nas atividades realizadas. Os estudos dos linguistas Marcos Bagno e Maria Stella Bortoni-Ricardo serviram de base para o desenvolvimento das atividades. Dentre os descontínuos, trabalhei com os alunos: a) não nasalização de sílabas postônicas; b) o rotacismo; c) eliminação do plural redundante, marcado em geral apenas nos determinantes; e os graduais estudados foram: a) a monotongação; b) a ditongação; c) o apagamento do /r/ em final de palavras, principalmente em final de verbos no infinitivo. Por meio do gênero textual entrevista, os alunos realizaram uma pesquisa com a minha mediação na tentativa de trazer para a sala de aula o modo de falar de nossa comunidade linguística, analisando-o sob a luz das contribuições mais recentes da sociolinguística a fim de colaborar para uma aprendizagem significativa desta questão e aliar teoria à pratica docente. This academic memorial is the results of an intervention project carried out at a public school in Bahia´s Town the state and it approaches the linguistic variation issue. The primary objective is to present a reflection on this content approach in the classroom. Besides, the activities developed are a working suggestion to be done in the classroom through didactic sequence within the model proposed by experts as Dolz and Scheneuwly. Some gradual and discontinuous lines of our language were the aspects studied in activities performed. Studies of linguists and Marcos Bagno Maria Stella Bortoni-Ricardo are the basis for the activities development. Among the discontinuous, I worked with students: a) not nasalization of post-stressed syllables; b) the rhotacism; c) elimination of redundant plural, generally marked by determinants; and the gradual studied were: a) monophthongization; b) diphthongization; c) the erasing of /r/ at the word send, especially at the end of verbs in the infinitive form. Through textual interview genre, students carried out a research under my mediation trying to bring to the classroom the speaking way of our linguistic community, analyzing it in the light of the most recent sociolinguistics contributions in order to collaborate for significative learning of this issue and to combining theory and teaching practice. |
Palavras-chave: | Variação Linguística Etnolinguística Sequência didática Traços graduais Traços descontínuos Sociolinguística Língua portuguesa - Estudo e ensino |
CNPq: | Letras, Linguística. Sociolinguística |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32010 |
Data do documento: | 3-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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