Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31975
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorDarci, Reijane-
dc.creatorDarci, Reijane-
dc.date.accessioned2020-06-16T12:44:47Z-
dc.date.available2020-06-16T12:44:47Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.date.submitted2019-05-27-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31975-
dc.description.abstractO presente texto narra o processo de tecitura da dissertação, juntamente com a de sujeitos que, ao longo do caminho foram se tecendo jovens negras e negros. Tal processo ocorreu, tanto no sentido de reflexão das relações do “eu” com a outra pessoa, do “eu” com os problemas que emergiram ao longo da pesquisa, quanto da superação de conceitos, teorias, metodologias de pesquisas e práticas pedagógicas. O estudo toma o bairro do Pelô, localizado na cidade de Salvador, e utiliza as narrativas dos meninos e meninas do bairro para o entendimento da construção da identidade negra pelo viés da cultura popular. O estudo deste território afrodescendente, representado pela cultura negra, revelou uma autonomia criativa na construção coletiva do bairro, norteada pelas formas de conduta e de comportamentos advindos da cultura de matriz africana. Os resultados da análise apontam que as rodas de diálogos e oficinas pedagógicas contribuem para a formação da identidade negra como um “antidoto”, colaborando para curar dos venenos das práticas racistas e estimulam o enfrentamento da temática racial, o questionamento de representações hegemônicas e a formação de representações positivas da população negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectAfrodescendênciapt_BR
dc.subjectNegros - identidade racial - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Pelourinho (Salvador, Bahia)pt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectEducation and afrodescencept_BR
dc.titleQuem sou eu no Pelô?: A construção da identidade e a cultura popular, entre o preconceito e a resistência : o papel da educação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRebouças, Nancy Helene-
dc.contributor.refereesCunha, Silvio Humberto-
dc.contributor.refereesGuedes, Ivanildes-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
12Dissertação CORRETA xerox (3) (1).pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.