Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31975
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.author | Darci, Reijane | - |
dc.creator | Darci, Reijane | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T12:44:47Z | - |
dc.date.available | 2020-06-16T12:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-27 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31975 | - |
dc.description.abstract | O presente texto narra o processo de tecitura da dissertação, juntamente com a de sujeitos que, ao longo do caminho foram se tecendo jovens negras e negros. Tal processo ocorreu, tanto no sentido de reflexão das relações do “eu” com a outra pessoa, do “eu” com os problemas que emergiram ao longo da pesquisa, quanto da superação de conceitos, teorias, metodologias de pesquisas e práticas pedagógicas. O estudo toma o bairro do Pelô, localizado na cidade de Salvador, e utiliza as narrativas dos meninos e meninas do bairro para o entendimento da construção da identidade negra pelo viés da cultura popular. O estudo deste território afrodescendente, representado pela cultura negra, revelou uma autonomia criativa na construção coletiva do bairro, norteada pelas formas de conduta e de comportamentos advindos da cultura de matriz africana. Os resultados da análise apontam que as rodas de diálogos e oficinas pedagógicas contribuem para a formação da identidade negra como um “antidoto”, colaborando para curar dos venenos das práticas racistas e estimulam o enfrentamento da temática racial, o questionamento de representações hegemônicas e a formação de representações positivas da população negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendência | pt_BR |
dc.subject | Negros - identidade racial - Salvador (BA) | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação - Pelourinho (Salvador, Bahia) | pt_BR |
dc.subject | Black identity | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Education and afrodescence | pt_BR |
dc.title | Quem sou eu no Pelô?: A construção da identidade e a cultura popular, entre o preconceito e a resistência : o papel da educação. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Rebouças, Nancy Helene | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Silvio Humberto | - |
dc.contributor.referees | Guedes, Ivanildes | - |
dc.contributor.referees | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
12Dissertação CORRETA xerox (3) (1).pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.