Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31617
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalho de Conclusão de Curso
Autor(es): Fonseca, Suylan Carvalho Laranjeira da
Autor(es): Fonseca, Suylan Carvalho Laranjeira da
Abstract: A escolha do Memorial, como gênero textual, desencadeia diversos planos de análises. Partiu da compreensão que, por meio da minha trajetória de vida e os entrelaces dessa com as escolhas pessoais, coletivas e impostas à minha existência, será possível compreender como a profissão que assumirei passa a ressoar e interligar com as vivencias que me tornaram gente, mesmo que essas vivencias que tantas vezes me machucaram, ajudaram a refletir sobre a importância da educação para construção de uma sociedade melhor.
Abstract This Memorial, as a textual genre, triggers several plans of analysis. It started from the understanding of my life trajectory and the interlaces of this with the personal choices, collective and imposed on my existence, discussing the trajectory of formation that resonates and interconnect with the experiences that so often hurt me, and also helped to reflect on the importance of education for building a better society. In this way, my Memorial is divided into three moments. In the first I bring the events and experiences of my childhood and adolescence, until the entry into the University. In the second, I focus on my crossing at the University, which also involves the difficulties of remaining due to the challenges I chose: being a mother, financial difficulties, the challenges of studying, caring for a sick daughter, maintaining scores, having resilience with me and - of course - the contributions of incentives from teachers and teachers who believed in my intellectual potential. In the third and final chapter, I present my expectations for the future, as well as the formation of an understanding that education that has helped me so much to overcome adversities, will also be the engine for you to better understand the formation of other students education, Foundation 1 and the Study for Youth and Adolescents.
Palavras-chave: Mulher
Negra
Estudante
Mãe
Pedagogia
Woman
Black
Student
Mother
Pedagogy
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31617
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suylan 3 de março de 2020.pdf741,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.