https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3158
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Percepção de alunos, professores e usuários acerca da dimensão ética na formação de graduandos de odontologia |
Otros títulos : | Ciência & Saúde Coletiva |
Autor : | Matos, Mariângela Silva de Tenório, Robinson Moreira |
metadata.dc.creator: | Matos, Mariângela Silva de Tenório, Robinson Moreira |
Resumen : | O presente trabalho buscou analisar a percepção que alunos, professores e usuários dos ambulatórios têm acerca da formação profissional em sua dimensão ética, em dois cursos de odontologia, um público e um privado da Bahia. Buscou, ainda, confrontar essas percepções com a prática observada nos ambulatórios. Com essa finalidade, foram empregadas as seguintes técnicas: questionários para 283 alunos, entrevistas não diretivas para 32 professores e para 36 usuários, além de observação participante em duas disciplinas com práticas ambulatoriais. Os resultados revelam que alunos e professores percebem que essa dimensão da formação tem sido altamente estimulada no curso, de modo que os alunos revelam conhecimento teórico dos princípios da bioética e os usuários, em sua maioria, se sentem respeitados dentro desses princípios. Entretanto, o discurso de alguns desses sujeitos, bem como a observação do cotidiano dos ambulatórios, evidenciaram muitos exemplos e atitudes que revelam certo distanciamento entre o discurso e a prática. |
Palabras clave : | Bioética Educação superior Relação dentista-paciente Bioethics Higher education Dentist-patient relations |
Editorial : | Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva1 |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3158 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
a31v15s2.pdf | 55,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.