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dc.contributor.advisorSerafim, José Francisco-
dc.contributor.authorSilva, Humberto Lima Saldanha Magalhães-
dc.creatorSilva, Humberto Lima Saldanha Magalhães-
dc.date.accessioned2020-03-06T14:58:10Z-
dc.date.available2020-03-06T14:58:10Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31559-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo identificar como são construídas narrativamente as obras concernentes à Trilogia da vingança, composta por Sympathy For Mr. Vengeance (Boksuneun Naui Geot,, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Sympathy For Lady Vengeance (Chinjeolhan Geumja-si, 2005). Os filmes foram dirigidos pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook e dentro de sua filmografia são aqueles que melhor contemplam as singularidades de sua obra, uma vez que seu estilo está impresso na construção plástica, narrativa e temática. Sendo assim, a proposta é examinar como certos elementos se organizam internamente no corpus escolhido, a fim de provocar efeitos no âmbito da apreciação. Nesse sentido, a pesquisa foi guiada por dois principais pressupostos teóricos, os conceitos de narrativa de influência Neoformalista, trabalhados pelo pesquisador David Bordwell, além dos preceitos inerentes à metodologia Poética do Cinema, desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes, cuja premissa considera o filme um conjunto de estratégias construído para suscitar determinados ânimos no espectador. Aliado a essas perspectivas, parte-se do pressuposto que a construção narrativa dialoga com aspectos inerentes ao gênero cinematográfico terror, já que a violência é recorrente nos filmes em questão. Imagens de torturas e assassinatos confirmam tal suposição, pois, a condição essencial para tal categoria genérica é a presença de um perigo iminente passível de ser provocado por uma ação humana. Com a análise da obra de Park, busca-se demonstrar como a utilização de uma poética atrelada à violência, cujas estratégias narrativas são voltadas para a concepção de um mundo ficcional pessimista e vingativo, constrói um universo coeso e representativo. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNovo cinema coreanopt_BR
dc.subjectGêneros cinematográficospt_BR
dc.subjectPoética do cinemapt_BR
dc.subjectPark Chan-wookpt_BR
dc.subjectTrilogia da vingançapt_BR
dc.titleSympathy for vengeance: o universo narrativo e aterrorizante de park chan-wook na trilogia da vingançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFacompt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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