Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31559
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sympathy for vengeance: o universo narrativo e aterrorizante de park chan-wook na trilogia da vingança
Autor : Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
metadata.dc.creator: Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
Resumen : A presente monografia tem como objetivo identificar como são construídas narrativamente as obras concernentes à Trilogia da vingança, composta por Sympathy For Mr. Vengeance (Boksuneun Naui Geot,, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Sympathy For Lady Vengeance (Chinjeolhan Geumja-si, 2005). Os filmes foram dirigidos pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook e dentro de sua filmografia são aqueles que melhor contemplam as singularidades de sua obra, uma vez que seu estilo está impresso na construção plástica, narrativa e temática. Sendo assim, a proposta é examinar como certos elementos se organizam internamente no corpus escolhido, a fim de provocar efeitos no âmbito da apreciação. Nesse sentido, a pesquisa foi guiada por dois principais pressupostos teóricos, os conceitos de narrativa de influência Neoformalista, trabalhados pelo pesquisador David Bordwell, além dos preceitos inerentes à metodologia Poética do Cinema, desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes, cuja premissa considera o filme um conjunto de estratégias construído para suscitar determinados ânimos no espectador. Aliado a essas perspectivas, parte-se do pressuposto que a construção narrativa dialoga com aspectos inerentes ao gênero cinematográfico terror, já que a violência é recorrente nos filmes em questão. Imagens de torturas e assassinatos confirmam tal suposição, pois, a condição essencial para tal categoria genérica é a presença de um perigo iminente passível de ser provocado por uma ação humana. Com a análise da obra de Park, busca-se demonstrar como a utilização de uma poética atrelada à violência, cujas estratégias narrativas são voltadas para a concepção de um mundo ficcional pessimista e vingativo, constrói um universo coeso e representativo. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto.
Palabras clave : Cinema
Narrativa
Novo cinema coreano
Gêneros cinematográficos
Poética do cinema
Park Chan-wook
Trilogia da vingança
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Facom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31559
Fecha de publicación : 6-mar-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_SYMPATHYFORVENGEANCE_HUMBERTOLIMA....pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.