Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorGóes, Silvana Karina Teixeira-
dc.creatorGóes, Silvana Karina Teixeira-
dc.date.accessioned2020-03-04T17:16:10Z-
dc.date.available2020-03-04T17:16:10Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31544-
dc.description.abstractEsta dissertação foi ancorada nos paradigmas teóricos da Linguística Aplicada e objetiva investigar como o uso da dramatização pode favorecer o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Esta proposta pretendeu envolver os estudantes em uma dinâmica diferenciada das aulas puramente expositivas. Trata-se de um trabalho acadêmico que tem, como fundamentação teórica, autores como Paulo Freire (2007), Lev Vygotsky (1998), Stephen Krashen (1985), Gillian Ladousse (1987), Nogueira e Nodal (2017), entre outros. Segundo esses teóricos, a reflexão sobre o processo de aprendizagem nos instiga ao desenvolvimento de um pensamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo, apontando, assim, caminhos para uma aprendizagem mais significativa. O estudo, de cunho etnográfico, realizado com 52 estudantes do Colégio Estadual Vera Lux, visou investigar, através da dramatização, quais foram as percepções dos estudantes em relação ao seu desenvolvimento linguístico comunicativo na língua inglesa, e como ele favorece a inclusão, a integração e sua autonomia. A relevância deste trabalho reside no fato de que ele pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa na escola pública, especificamente na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation was anchored in the theoretical paradigms of Applied Linguistics and aims to investigate how the use of role-play may favor the teaching and learning of English in the Youth and Adult Education. This proposal intended to engage students in a different dynamics of purely expository classes. It is an academic work that has as theoretical foundation authors such as Paulo Freire (2007), Lev Vygotsky 1998), Stephen Krashen (1985), Gillian Ladousse (1987), Nogueira e Nodal ( 2017), among others. According to these theorists, the reflection on the learning process encourages us to develop critical thinking in order to propose changes to this process, pointing ways to a more meaningful learning. This ethnographic study, conducted with 52 students from Vera Lux Sate School, aimed to investigate through role-play what were the students’ perceptions regarding their communicative linguistic development in English, and how it favors inclusion, integration and their autonomy. The relevance of this work lies in the fact that it can contribute to improving the quality of English teaching and learning in public schools, specifically in Youth and Adult Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectDramatizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens adultospt_BR
dc.title(Des)dramatizando o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Soraia da Silva-
dc.contributor.refereesPorfiro, Lucielen-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versão final SILVANA.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.