Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Kionna Oliveira Bernardes | - |
dc.contributor.author | Pugas, Eliana Maria da Silva | - |
dc.creator | Pugas, Eliana Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:48:35Z | - |
dc.date.available | 2021-02-04T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31408 | - |
dc.description.abstract | O trabalho na docência é uma ocupação antiga que acompanha desde o início o processo de formação das pessoas, até a criação de uma identidade social. Reconhecer os agravos à saúde dos trabalhadores do ensino registrados em fontes oficiais do país e a incapacidade associada a estes eventos é fundamental para dimensionar as condições de saúde dos profissionais de ensino. A literatura apresenta estudos de agravos específicos, entretanto são necessários outros mais detalhados que forneçam um panorama relacionado à saúde destes profissionais advinda das notificações que possam subsidiar programas e políticas de intervenção. Este estudo teve como objetivo descrever os agravos e incapacidade para o trabalho entre os profissionais do ensino no Brasil, com base nas notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN. É um estudo descritivo de vigilância das notificações de agravos, com análise da casuística de agravos/doenças de notificação compulsória relacionadas ao trabalho tendo como denominador os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD. Foi realizado no período de 2007 a 2016 para a população dos profissionais de ensino (CBO 23 e CBO 33). A análise considerou as variáveis sociodemográficas e situação de trabalho tendo como foco os agravos de maior frequência: Acidente Grave, Acidente com Material Biológico, Ler/Dort, Intoxicação Exógena e Transtorno Mental para definição do Coeficiente de Incidência e evolução temporal. A evolução clínica de cada caso foi a base para avaliação da incapacidade para o trabalho. O estudo mostrou que houve um aumento significativo no número de notificações registradas no período investigado, com destaque para os agravos de natureza aguda e predominância para o sexo feminino. Houve maior frequência de incapacidade por transtorno mental e acidentes graves para trabalhadores com menos de cinco anos de trabalho. Embora os registros oficiais descrevam estimativas de agravos à saúde, ainda existe um distanciamento das condições reais de saúde dos profissionais de ensino no panorama nacional. A vigilância em saúde precisa de fortalecimento para que o correto dimensionamento dos agravos reflita o processo saúde/doença, facilite o diagnóstico precoce e suporte as ações de prevenção para os trabalhadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Doença ocupacional dos profissionais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Saúde dos professores | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade para o trabalho. | pt_BR |
dc.title | Perfil de adoecimento e incapacidade para o trabalho entre profissionais de ensino: análise dos registros Oficiais no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGSAT | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSAT)
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