Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31171
Tipo: Outros
Título: (In)disponibilidade de informações pedagógicas de cursos de Psicologia da Bahia no site das Instituições de Ensino Superior: um estudo sobre accountability
Autor(es): Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
Soares, Tarcila Lorrane Fernandes de Souza
Martins, Victória Dourado
Autor(es): Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
Soares, Tarcila Lorrane Fernandes de Souza
Martins, Victória Dourado
Abstract: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) prevê que as IES publicizem uma série de informações de caráter pedagógico como matriz curricular, planos de curso, entre outros. O presente artigo objetivou analisar a disponibilidade dessas informações sobre cursos de graduação em Psicologia aos públicos de interesse na educação superior, no estado da Bahia, à luz dos conceitos de accountability e transparência. Trata-se de estudo exploratório, de caráter documental. Foram recuperados no sistema e-MEC os registros dos cursos, tendo como critério de inclusão os cursos em situação ativa, já iniciados e em modalidade de bacharelado. Calcularam-se as estatísticas descritivas (frequências relativas) referentes às taxas de disponibilidade das informações pesquisadas nos sites das Instituições de Ensino Superior. As informações foram analisadas quanto à categoria administrativa e organização acadêmica das IES. Os resultados apontam que informações relevantes estão sendo omitidas dos estudantes do curso, dos estudantes em potencial que farão a escolha pela instituição de ensino superior e da sociedade em geral, que deveria poder acompanhar e fiscalizar a formação do psicólogo. Indica-se medidas de criação de uma cultura de disponibilização de informações, independentemente de solicitações, bem como uma melhor fiscalização.
Palavras-chave: Educação Superior
Transparência
Accountability
Formação em Psicologia
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31171
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(IN)DISPONIBILIDADE-DE-INFORMAÇÕES-PEDAGÓGICAS-DE-CURSOS-DE-PSICOLOGIA-DA-BAHIA.pdf219,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.