Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30891
Tipo: Dissertação
Título: A religião/espiritualidade na formação e prática de profissionais de saúde da atenção primária: uma revisão integrativa
Autor(es): Gramacho, Larissa Tristão
Autor(es): Gramacho, Larissa Tristão
Abstract: Muitos sociologistas da religião têm percebido que, ao contrário do que se pensou, o que vem diminuindo com o tempo não é a crença pessoal, mas a prática institucional religiosa. Com o crescente aumento do interesse e do número de publicações científicas na área de religião/espiritualidade (R/E) e saúde nos últimos 20 anos, há inúmeros estudos que têm identificado uma relação positiva entre R/E e saúde, tanto física como mental. Há também evidências de que muitos pacientes desejam que este tema seja inserido em seus cuidados primários de saúde. Porém, ainda são poucos os profissionais que abordam tais questões no encontro com o paciente, principalmente por não terem preparo para tal. Apesar de a maioria das escolas americanas terem o ensino de R/E e saúde nos currículos das graduações em medicina, e de muitos cursos e disciplinas neste tema estarem sendo oferecidos na formação em cuidados primários, especialmente, em medicina de família, esta formação ainda se mostra precária e apresenta falhas. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado a partir de uma revisão integrativa da literatura e divido em dois artigos, com o objetivo de investigar a inserção da R/E na formação e prática de profissionais de cuidados primários à saúde. O primeiro artigo apresentou como resultado que os profissionais de cuidados primários abordam a R/E de forma esporádica e ampla, e que existem muitos desafios à inserção desta temática no encontro clínico. Por outro lado, percebe-se uma grande participação dos profissionais deste nível de atenção tanto na oferta do cuidado espiritual quanto na produção científica da área. Dentre as especialidades de APS, os médicos de família são os que se mostram mais favoráveis à inserção do tema no cuidado ao paciente e na formação médica, sendo os que mais procuram conhecer as crenças espirituais/religiosas dos seus pacientes, e também o programa de residência ou de especialização que mais promove treinamentos e capacitação voltados para esta temática. O segundo artigo trouxe como resultado que o ensino de R/E nos cursos e residências de APS geralmente apresentava um currículo de conteúdos bastante similar e era ministrado por equipes abrangentes, de forma interdisciplinar e multiprofissional, em diferentes momentos, desde a fase final de estágio e internato dos cursos de medicina até as especializações e residências no nível de pós-graduação. Embora os estudantes de APS sejam favoráveis ao tema da R/E e saúde, e à sua inserção nos currículos de medicina, há contradições quanto ao formato deste ensino, muitos desejando que este seja de caráter apenas eletivo e não obrigatório. Os resultados indicaram ainda a existência de muitos exemplos de estratégias e ferramentas de ensino em R/E e saúde que podem servir como fonte e embasar novas iniciativas educacionais. Porém, há a necessidade de se investigar melhor a consistência e efetividade deste ensino, uma vez que são poucas as pesquisas que buscam avaliar as metodologias utilizadas e as intervenções realizadas em longo prazo. É necessária ainda a expansão de pesquisas e deste ensino para diferentes contextos e categorias profissionais, para que os profissionais de saúde possam desenvolver uma prática clínica mais abrangente, integral e humanizada.
Many sociologists of religion have realized that, contrary to popular belief, what has been decreasing over time is not personal belief but religious institutional practice. With the growing interest and number of scientific publications in the field of religion/spirituality (R/E) and health in the last 20 years, there are numerous studies that have identified a positive relationship between R/E and health, both physical and mental. There is also evidence that many patients want these issues to be included in their primary health care. However, there are still few professionals who approach this theme in the meeting with the patient, mainly because they are not prepared for it. Although most American schools have R/E and health education in medical undergraduate curricula, and many R/E and health courses and disciplines have been offered in primary care training, especially in family medicine, this education is still precarious and flawed. In this sense, the present study was conducted from an integrative literature review and divided into two articles, aiming to investigate the insertion of R/E in the training and practice of primary health care professionals. The first article presented as a result that primary care professionals approach R/E sporadically and broadly, and that there are many challenges to the insertion of this theme in the clinical meeting. On the other hand, there is a large participation of professionals of this level of attention both in the provision of spiritual care and in the scientific production of the area. Among the PHC specialties, family physicians are the most favorable to the insertion of the theme in patient care and medical education, and also the ones who most seek to know the spiritual/religious beliefs of their patients, as well as the residency or specialization program that most promotes training focused on this theme. The second article brought as result that the teaching of R/E in PHC courses and residences usually had a very similar content curriculum and was taught by broad teams, in an interdisciplinary and multiprofessional manner, at different times, since the final stage of internship and clerkship from medical courses to specializations and residences at the postgraduate level. Although PHC students are in favor of the topic of R/E and health, and its insertion in medical curricula, there are contradictions regarding the format of this teaching, many wishing it to be only elective and not mandatory. Results also indicated the existence of many examples of strategies and teaching tools in R/E and health that can serve as a source and support new educational initiatives. However, there is a need to better investigate the consistency and effectiveness of this teaching, since there is little research that seeks to evaluate the methodologies used and the interventions performed in a longitudinal way. It is also necessary to expand research and teaching to different contexts and professional categories, so that health professionals can develop a more comprehensive, holistic and humanizing clinical practice.
Palavras-chave: Espiritualidade
Religião
Atenção Primária
Formação
Prática
CNPq: Interdisciplinaridade
Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30891
Data do documento: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL (repositório).pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.