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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBenevides, Tânia Moura-
dc.contributor.authorLago, Orlando Souza do-
dc.creatorLago, Orlando Souza do-
dc.date.accessioned2019-08-23T21:19:02Z-
dc.date.available2019-08-23T21:19:02Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.date.submitted2018-11-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30450-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi analisar o alinhamento do conceito de Educação Empreendedora no curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia sob a ótica dos docentes e discente. Isso foi feito mediante um estudo de caso único em uma instituição estadual de ensino superior. Como base conceitual utilizou-se o modelo dinamarquês de progressão no ensino de empreendedorismo de Rasmussen e Nybye (2013), desenvolvido a partir de quatro dimensões complementares e interdependentes. Para a coleta de dados secundários foram realizadas pesquisas bibliográficas e documental e para o levantamento de dados primários realizou-se entrevista semiestruturada com 07(sete) professores do curso de administração e grupo focal com 10 (dez) alunos que estavam entre o sétimo e oitavo período do curso. Os dados obtidos, a partir da pesquisa de campo, foram triangulados com os conteúdos encontrados na pesquisa bibliográfica e documental. O estudo apresentou como principais resultados, os seguintes dados: ausência de suporte institucional na concepção, promoção e integração do ensino do empreendedorismo, que se resume a uma disciplina obrigatória na matriz curricular, ações empreendedoras pontuais de alguns docentes, ausência de uma postura proativa dos docentes na articulação dos conteúdos trabalhados em sala, percepção de um núcleo de gestão fortalecido, quando relacionado à coordenação do colegiado do curso, baixa integração entre os docentes para o desenvolvimento de atividades e trabalhos que abordem e desenvolvam o potencial empreendedor dos alunos, baixa percepção da existência ou não de um ecossistema empreendedor na universidade. As avaliações das impressões dos professores e alunos apresentaram um baixo nível de desempenho na perspectiva das dimensões apresentadas pelo modelo teórico. Conclui-se que o caso analisado exemplifica um quadro mais amplo de formação superior que apresenta baixo nível de alinhamento com os conceitos de educação empreendedora nas suas práticas pedagógicas. Espera-se que esta pesquisa estimule novas investigações acerca do ensino em empreendedorismo em outras universidades e cursos, aprofundando os estudos sobre algumas questões importantes, como o acompanhamento longitudinal dos egressos do curso de Administração, para analisar a visão destes sobre a formação empreendedora ofertada pelo curso de Administração, bem como para avaliar sua situação atual no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the alignment of the concept of Entrepreneurial Education in the Administration course of the State University of Bahia from the perspective of teachers and students. This was done through a single case study at a state higher education institution. The Danish model of progression in entrepreneurship teaching by Rasmussen and Nybye (2013), developed from four complementary and interdependent dimensions, was used as conceptual basis. For the collection of secondary data, bibliographical and documentary research was carried out and for the primary data collection a semi-structured interview was conducted with 07 (seven) teachers of the administration course and focus group with 10 (ten) students who were between the seventh and eighth of course. The data obtained, from the field research, were triangulated with the contents found in the bibliographical and documentary research. The main results of the study were: lack of institutional support in the conception, promotion and integration of entrepreneurship education, which is a compulsory discipline in the curricular matrix, punctual entrepreneurship of some teachers, absence of a proactive teachers in the articulation of the content worked in the classroom, perception of a strengthened management nucleus, when related to the collegiate coordination of the course, low integration among the teachers for the development of activities and works that address and develop the entrepreneurial potential of the students, low perception of the existence or not of an entrepreneurial ecosystem in the University. The evaluations of the teachers 'and students' impressions presented a low level of performance from the perspective of the dimensions presented by the theoretical model. It is concluded that the case analyzed exemplifies a broader framework of higher education that presents a low level of alignment with the concepts of entrepreneurial education in its pedagogical practices. It is hoped that this research will stimulate new research on entrepreneurship teaching in other universities and courses, deepening questions raised, for example, the longitudinal follow-up of graduates of the Administration course, to analyze their views on the entrepreneurial training offered by the course. As well as to assess their current situation in the labor market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectMentalidade empreendedorapt_BR
dc.titleEducação empreendedora: uma análise do alinhamento do conceito no Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Denise Ribeiro de-
dc.contributor.refereesCaggy, Ricardo Costa da Silva Souza-
dc.contributor.refereesPimenta, Lídia Boaventura-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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