Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2947
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos
Título(s) alternativo(s): Psicologia: Ciência e Profissão
Autor(es): Mattos, Elsa de
Chaves, Antônio Marcos
Autor(es): Mattos, Elsa de
Chaves, Antônio Marcos
Abstract: A inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes.
Palavras-chave: Trabalho
Adolescentes
Escola
Educação
Desenvolvimento do adolescente
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2947
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v30n3a08.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.