Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ventura, Andréa Cardoso | - |
dc.contributor.author | Souza, Erika Maria Ribeiro | - |
dc.creator | Souza, Erika Maria Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T19:57:51Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T19:57:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29229 | - |
dc.description.abstract | O conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) vem sendo debatido e disseminado em todo
o mundo, especialmente desde o Relatório Brundtland (Comissão Mundial sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento 1987). As licitações públicas se apresentam, neste contexto,
como um instrumento capaz influenciar a mudança no padrão de consumo e produção, pois
integram as dimensões ambientais, sociais e econômicas que formam o tripé da
sustentabilidade. Diversos países já regulamentaram as compras públicas para incluir critérios
sustentáveis. O governo federal brasileiro estabeleceu normas e diretrizes para implementar as
Compras Públicas Sustentáveis (CPS). As universidades federais possuem um duplo papel
nesta estratégia de impulsionar o DS. Em primeiro lugar, são propulsoras de novos padrões de
produção e consumo, em virtude da função social e sua missão institucional de ensino,
divulgação científica e extensão. Em segundo, podem dar o exemplo ao exercer a função
consumidor de produtos sustentáveis. A principal questão desta pesquisa é: Como ocorreu a
implementação das CPS na Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 2012 e 2016,
considerando as diretrizes estipuladas pelo governo federal? O principal objetivo é analisar
como UFBA buscou incorporar critérios sustentáveis em suas compras neste período. Esta
pesquisa se classifica como um estudo de caso. Serão utilizados dados primários, colhidos
através de entrevista semiestruturada, questionários e observação não-participativa, e
secundários, obtidos com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A UFBA se destaca no
cenário nacional, sendo quinto lugar entre os órgãos da Administração Pública Federal (APF)
em volume e no contexto regional sendo o órgão que mais realiza CPS. Não há um plano ou
estratégia institucional, o que dificulta a uniformização das práticas, a conscientização e
orientação dos gestores. As ações de implementação são pontuais. Portanto, conclui-se que a
implementação das CPS na UFBA se deu de maneira embrionária e as diretrizes do governo
federal não foram completamente incorporadas pela Instituição. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concept of Sustainable Development (SD) has been debated and disseminated around the
world, especially since the publication of the Brundtland Report (World Commission on
Environment and Development 1987). In this context, public tenders present themselves as an
instrument capable of influencing the change in the consumption and production patterns, since
they integrate the environmental, social and economic dimensions that form the tripod of
sustainability. Several countries have already regulated public procurement to include
sustainable criteria. The Brazilian Federal Government has established standards and guidelines
for Sustainable Public Procurement (SPP). implementation. Federal universities play a dual role
in this strategy of boosting SD. In the first place, they are propellers of new patterns of
production and consumption, by virtue of the social function and its institutional mission of
teaching, scientific dissemination and extension. Second, they can set an example by exercising
the consumer function of sustainable products. The main question of this research is: How did
the implementation of PHC at the Federal University of Bahia (UFBA) occur between 2012
and 2016, considering the guidelines stipulated by the federal government? The main objective
is to analyze how UFBA sought to incorporate sustainable criteria in its purchases in this period.
This research is classified as a case study. Primary data, collected through semi-structured
interviews, questionnaires and non-participatory observation, and secondary data obtained from
bibliographic research and documentary research will be used. The UFBA stands out in the
national scenario, being fifth place among the Federal Public Administration (APF) organs in
volume and in the regional context being the organ that carries out the most CPS. There is no
institutional plan or strategy, which hampers the standardization of practices, the awareness and
guidance of managers. Implementation actions are punctual. Therefore, it is concluded that the
implementation of PHC in UFBA occurred in an embryonic way and the guidelines of the
federal government were not fully incorporated by the Institution. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Compras públicas sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Compras públicas verdes | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | pt_BR |
dc.title | Fatores influenciadores da implementação das compras públicas sustentáveis na Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santiago, Alvany Maria dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Andrade, José Célio Silveira | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|