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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29218
Tipo: Dissertação
Título: Gestão por competências em organizações públicas: o processo de implementação do modelo em uma empresa pública federal
Autor(es): Ramos, Leone Aquino
Autor(es): Ramos, Leone Aquino
Abstract: As exigências sociais de cada vez mais capacidade de adaptação e de rápidas respostas ao ambiente em constantes mudanças têm conduzido as organizações a conviverem em um cenário complexo onde as abordagens corporativas tradicionais não são mais suficientes para superar as contingências e desafios vivenciados. Nesse contexto, tanto organizações públicas, quanto privadas têm buscado melhorias e atualização dos seus modelos de gestão, surgindo como alternativa aos modelos de gestão de pessoas tradicionais, a gestão por competências. Tal modelo tem se apresentado como referencial para a reformulação de estruturas e processos no setor público, adquirindo relevância ao desempenhar um papel central no processo de construção de novos perfis de qualificação profissional no âmbito da administração pública federal, num contexto de transição de um sistema baseado em normas e procedimentos regulamentares para uma gestão baseada em resultados. Assim, este trabalho, tendo como lócus uma empresa pública federal, objetivou analisar o processo de implementação do modelo de competências nessa estatal, sob diferentes óticas. Para tanto, utilizou-se a análise de documentos institucionais e aplicaram-se entrevistas com gestores da matriz e questionários com gestores de unidades, a fim de se reunir os elementos necessários às análises que responderam à questão de pesquisa. Para sistematizar os dados obtidos, usaram-se as técnicas de análise de conteúdo com base em categorias temáticas que emergiram do referencial e nuvem de palavras. Os resultados apontam que a implementação do modelo de competências adotado, apesar do não cumprimento de todas as etapas, contribuiu para a aproximação das práticas organizacionais da estatal com o modelo de gestão estratégica de pessoas e para o direcionamento do seu foco à gestão de resultados. Avançando-se na análise do mesmo, nas visões dos gestores dos diferentes níveis, evidencia-se a sua integração parcial com os demais processos de gestão de pessoas, sinalizando a necessidade de melhorias na sistematização dessas interações. Dentre os obstáculos à implementação da Gestão por Competências (GPC), destacam-se as dificuldades culturais e os problemas de comunicação. A partir desses resultados, considerou-se que a adoção da GPC foi positiva para a instituição, mostrando-se oportuna e aderente às suas peculiaridades, contribuindo para a sua modernização organizacional, ainda que a utilização desse modelo no setor público possa ser considerada um desafio. A dissertação possui como principal limitação o fato de as entrevistas e questionários terem sido feitos com um pequeno número de gestores. Tal limitação pode ser superada com a realização de estudos futuros tomando-se por base os resultados apresentados, com a inclusão de mais gestores de médio escalão, dos beneficiários diretos do modelo e de novas dimensões de análise. Também podem ser realizados estudos comparativos com outras organizações públicas, visando aprofundar os conhecimentos acerca do tema em outros contextos práticos.
The social requirements of increasingly capacity of adaptation and fast answers to an environment in Constant changes has lead the organizations to coexist in a complex scene in which the traditional corporative approaches are not enough anymore to surpass the contingencies and challenges experienced. In this context, public and private organizations have searched ways to improve itselves, updating its models of management, and emerging as an alternative to the traditional models or personnel’s management, such as skills management. This model is being presented as a reference to the reformulation of structures and processes in the public sector, acquiring relevance when playing a central role in the process of construction of new profiles of professional capacitation in the scope of the federal public administration, in a context of transition from a system based on prescribed norms and procedures to a system of management based on results. Thus, this work, having a federal public company as locus, aimed to analyze the process of implementation of the model of abilities in the referred company under different optics. To achieve this objective, it was used the analysis of institutional documents, interviews were applied to the managers of the central unit, and questionnaires were applied to the managers of the different units, in order to congregate the necessary elements to the analysis that answered to the research question. In order to systematize the obtained data, the techniques of content analysis had been used according to thematic categories that emerged of the benchmark and the cloud of words. The results point that the implementation of the adopted skills’ model, although not all the steps were accomplished, contributed for an approach of the organizational Standards of the company with the model of strategical personnel management and for the conduction of its focus to the results management. Moving forward on this analysis, according to the perspectives of managers of different levels, it is highlighted the partial integrations with other processes of personnel management, signaling the necessity of improvements in the systematization of these interactions. Amongst the obstacles to the implementation of the personnel management based on skills stand out the cultural difficulties and the communication problems. From these results, it was possible to conclude that the adoption of personnel management based on skills was positive for the institution, revealing itself opportune and adherent to its peculiarities and contributing for its organizational modernization, despite the use of this model in the public sector can still be considered a challenge. The main limitation of this dissertation is the fact that the interviews and questionnaires were made with a small number of managers. Such limitation can be surpassed with the accomplishment of future studies about this theme, with the inclusion of more managers of average level, direct beneficiaries, and new dimensions of analysis. Also, comparative studies with other public organizations can be carried through, aiming to deepen the knowledge about the referred theme and its practical contexts.
Palavras-chave: Administração Pública.
Gestão de pessoas no serviço público
Gestão por Competências
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29218
Data do documento: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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