Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29088
Tipo: Tese
Título: Impacto dos exercícios orais/vocais e respiratórios expiratórios sobre as alterações da deglutição na doença de parkinson: achados prelimiares de um ensaio clínico randomizado
Autor(es): Pinho, Patrícia Francesca Lima de
Autor(es): Pinho, Patrícia Francesca Lima de
Abstract: A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade crônica e degenerativa que acomete predominantemente a população idosa e apresenta manifestações motoras e não motoras. Dentre as manifestações não motoras é relatada a disfagia, sendo a sialorreia um sinal de alteração de deglutição. Uma outra manifestação não motora é o comprometimento da mecânica ventilatória. Tanto a alteração de deglutição quanto a disfunção respiratória, que podem levar a infecções respiratórias secundárias a aspirações, são causas importantes de morbidade e mortalidade na DP. Portanto, o conhecimento das alterações de deglutição e das estratégias para o seu tratamento, constitui medida importante e modificadora da doença no paciente parkinsoniano. Sendo assim, o presente estudo buscou determinar o impacto de exercícios orais/vocais e respiratórios expiratórios combinados sobre as alterações da deglutição, em indivíduos com DP, quando comparados com exercícios orais/vocais ou respiratórios isolados. O primeiro artigo apresentou que eventos da deglutição tanto da fase oral quanto da fase faríngea, alterados na DP, sofreram modificações após a aplicação de protocolos de intervenção, seja com exercícios orais/vocais e respiratórios expiratórios isolados ou combinados. Observou-se redução da festinação lingual, deglutição fracionada, estase e resíduo em assoalho bucal, resíduo em valécula e recessos piriformes. Já o segundo artigo trouxe uma discussão em relação ao uso da ritigotina para reduzir a sialorreia nesta população.
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Exercícios orais/vocais
Alterações de deglutição
Sialorreia
Ritigotina
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29088
Data do documento: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Pinho.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.