Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.contributor.author | Santiago, Fátima de Araújo Góes | - |
dc.creator | Santiago, Fátima de Araújo Góes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T16:39:10Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T16:39:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2017-05-10 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28833 | - |
dc.description.abstract | Esta tese investiga a “educação intelectual, moral e física dos estudantes”, elaborada e difundida nas páginas do Jornal O Aprendiz da Escola Técnica de Salvador, entre 1944 a 1947, em suas 26 edições. Justifica-se pela repercussão do Jornal O Aprendiz na vida cotidiana dos estudantes nesse período histórico e é considerada relevante por contribuir para a história da escola nas questões relativas ao corpo, cultura e educação no ensino público, a partir da análise da relação entre os discursos que constituem a cultura escolar e as práticas educacionais, corporais e culturais enunciadas e visibilizadas neste periódico. Foi analisada a rede de significados que se tece em torno dessas temáticas, por meio dos documentos e de entrevistas. A pesquisa histórica utilizou fontes escritas e orais, mostrando que o uso do jornal nessa instituição foi fundamental como dispositivo pedagógico de comunicação, para desenvolver as dimensões da cidadania e da expressão. Foi constatado que o jornal escolar se constituiu em um meio de expressão para o exercício da cidadania, um modode passar aprendizagens e a formação pretendida na época (Estado Novo), tendo sido, portanto, utilizado como um dos inúmeros instrumentos ideológicos do Estado brasileiro. A pesquisa constatou, igualmente, que, a despeito do uso ideológico dessa mídia, o Jornal foi utilizado em situação de aprendizagem, o que possibilitou a socialização de estudantes que o leram e participaram de sua elaboração e divulgação. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESÚMEN La presente tesis investiga la “educación intelectual, moral y física de los estudiantes” elaborada y difundida en las páginas del periódico O Aprendiz de la “Escola Técnica de Salvador”, entre 1944 y 1947, en 26 números. Se justifica por la repercusión que tuvo el periódico en la vida cotidiana de los estudiantes y por su relevancia para el conocimiento de la historia de la “Escola Técnica de Salvador” en las cuestiones relativas al cuerpo, la cultura y la educación en la enseñanza pública, a partir del análisis de la relación entre los discursos que constituyen la cultura escolar y las prácticas educativas, corporales y culturales enunciadas y visibilizadas en ese periódico. Se analizó la red de significados tejida alrededor de esas temáticas mediante documentos y entrevistas. La pesquisa histórica, que se sirvió de fuentes escritas y orales, muestra que el uso del periódico en esa institución fue fundamental como dispositivo pedagógico de comunicación para el desarrollo de las dimensiones de ciudadanía y de la expresión. Se ha constatado que el periódico se constituyó en un medio de expresión para el ejercicio de la ciudadanía, vehículo del aprendizaje y la formación que se pretendía en la época (“Estado Novo”), y por lo tanto utilizado como uno de los numerosos instrumentos ideológicos del estado brasileño. La investigación constató, igualmente, el uso del periódico en situación de aprendizaje y en qué medida posibilitó la socialización de los estudiantes que participaron en él. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This thesis investigates the "intellectual, moral and physical education of the students" produced and published on the newspaper O Aprendiz (‘the apprentice’ in loose translation) of the “Escola Técnica de Salvador”(Technical School of Salvador) from 1944 to 1947, 26 issues in total. It is justified by the repercussion that the newspaper had on the students daily life and its relevance for the understanding of the history of the Technical School of Salvador in the questions related to the body, culture and education in public education. The network of meanings constructed with these themes was analyzed through documents and interviews. Historical research, using written and oral sources, shows that the use of the newspaper in this institution was fundamental as a pedagogical device of communication for the development of the dimensions of citizenship and expression. We find that the newspaper was a means of expression for the exercise of citizenship, a tool of the educational model intended at the time (Estado Novo), and therefore used as one of the many ideological instruments of the Brazilian state. We also observed the use of the newspaper in learning situation and how it influenced the socialization of students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação intelectual | pt_BR |
dc.subject | moral e física | pt_BR |
dc.subject | Escola Técnica de Salvador | pt_BR |
dc.subject | Histórias e memórias. | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Periódico escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação humanística | pt_BR |
dc.subject | Educação moral | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Jornais e periódicos estudantis | pt_BR |
dc.subject | educación intelectual, moral y física | pt_BR |
dc.subject | historias y memorias | pt_BR |
dc.subject | comunicación | pt_BR |
dc.subject | Intellectual | pt_BR |
dc.subject | moral and physical education | pt_BR |
dc.subject | Histories and memories | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | School newspaper | pt_BR |
dc.title | A educação intelectual, moral e física no jornal escolar O Aprendiz: Escola Técnica de Salvador (1944-1947) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Blanco Navaza, Gonzalo | - |
dc.contributor.referees | Ferreira, Jerusa Pires | - |
dc.contributor.referees | Silva, Maria Andréia de Paula | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Sauer, Rosicler Terezinha | - |
dc.contributor.referees | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|