Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.author | Ghissoni, Marianna Conceição Silva | - |
dc.creator | Ghissoni, Marianna Conceição Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T18:47:31Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T18:47:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28718 | - |
dc.description.abstract | A abordagem pedagógica elaborada pela cidade de Reggio Emilia, localizada ao norte da Itália, é referência mundial. Possuiu como idealizador Loris Malaguzzi, que defendia a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa cientifica de natureza qualitativa, sobre as documentações pedagógicas um dos aspectos da abordagem Reggio Emilia. A pesquisa buscou compreender como a documentação pedagógica pode ser um instrumento avaliativo utilizado na abordagem Reggio Emilia no primeiro ano do Ensino Fundamental para responder a essa pergunta foi realizada uma pesquisa bibliográfica, os seguintes autores Malaguzzi (2016), Rinaldi (2017), Edwards (2016), Gandini (2016), Forman (2016) para fundamentar teoricamente a história e pedagogia da cidade italiana e em Luckesi (1995), Hoffman (2015) entre outros para fundamentar os conceitos de avaliação. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo numa escola localizada no município de Salvador-Bahia que se inspira na abordagem de Reggio Emilia. Onde foi realizada a observação turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, analisada as documentações produzidas referentes a essa turma e a entrevista com duas educadoras da escola além da coordenadora pedagógica. Após a descrição e análise dos dados em três categorias: a relação que as documentações estabelecem com as crianças, porque possibilita o protagonismo delas, com as famílias, pois viabiliza a sua participação no processo de aprendizagem das crianças, e com as educadoras porque elas tornam visíveis as construções de conhecimentos dessa forma foi possível concluir que o uso das documentações pedagógicas dentro da abordagem Reggio Emilia são instrumentos potentes para a avaliação no primeiro ano Ensino fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reggio Emilia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Documentação | pt_BR |
dc.title | Documentação pedagógica: um instrumento avaliativo utilizado na abordagem Reggio Emilia no primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.contributor.referees | Monteiro, Letícia Chaves | - |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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