Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2811
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Gênese do movimento estudantil na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1947-1959) |
Otros títulos : | Esc Anna Nery Revista Enfermagem |
Autor : | Pires, Cidia Daniela de Oliveira Melo, Cristina Maria Meira de |
metadata.dc.creator: | Pires, Cidia Daniela de Oliveira Melo, Cristina Maria Meira de |
Resumen : | Estudo histórico-social da gênese do movimento estudantil na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia no período de 1947 a 1959. Os objetivos do estudo são: descrever o contexto sócio-político da época estudada; descrever a emergência do movimento estudantil quando da fundação do Diretório Acadêmico; identificar o perfil das militantes e analisar a participação destas nas lutas estudantis. Os dados foram coletados por meio das Atas do Diretório Acadêmico, da consulta aos periódicos da época e das entrevistas realizadas através da História Oral. As narrativas evidenciam que o Diretório Acadêmico compartilhava dos mesmos propósitos da direção da Escola de Enfermagem, legitimando as regras por ela impostas e divulgando para a sociedade baiana o novo curso, no sentido de desconstruir os preconceitos e representações inerentes ao surgimento da profissão. Todavia, em outras escolas da Universidade e no Brasil, lutava-se por mais autonomia do País e em defesa do ensino público. |
Palabras clave : | História Movimento Estudantil Enfermagem History Student organization Nursing Lucha estudiantil Enfermería |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2811 |
Fecha de publicación : | sep-2008 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
v12n3a07.pdf | 45,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.