Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.authorMelo, Diana Sampaio-
dc.creatorMelo, Diana Sampaio-
dc.date.accessioned2018-11-12T16:45:10Z-
dc.date.available2018-11-12T16:45:10Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.date.submitted2018-09-27-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27949-
dc.description.abstractA presente tese é resultado de uma pesquisa no campo da Educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. O estudo tem como centralidade apresentar uma reflexão sobre as bases instituídas, os movimentos instituintes e as transduções curriculares presentes nos atos de currículo, experienciados pelos atores sociais diretamente envolvidos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Com o objetivo de compreender as mediações do currículo instituído, dos atos de currículo instituintes e das transduções curriculares no âmbito da proposta de currículos integrados do ensino médio profissional e a partir de uma metodologia de inspiração etnográfica, desenvolvemos uma investigação pautada em uma etnopesquisa implicada, multirreferencial, delineada a partir das seguintes questões: De que forma se apresenta a integração curricular nos documentos institucionais e pedagógicos dos cursos técnicos? Como os atores curriculantes compreendem as relações instituído/instituinte no âmbito dos currículos integrados, dos cursos em que estão envolvidos? Como, em seus atos de currículo os atores curriculantes percebem a experiência com um currículo integrado? Quais as possibilidades transdutivas, instituintes de novos fazeres e saberes, podem ser percebidas e compreendidas a partir dos atos de currículo integradores construídos pelos atores curriculantes? As reflexões sobre estas questões nos levaram a compreender os atos de currículo integradores e as transduções curriculares desenvolvidos pelos atores curriculantes, por meio dos seus etnométodos e apresentar como proposição uma noção de currículos etnointegrados.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present thesis is the result of research in the field of Education, developed under the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Bahia. The study has as its centrality a reflection on the foundations, instituting movements and curricular transductions present in the curriculum acts, experienced by the social actors directly involved in the technical courses integrated to the secondary education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia - IFBA. In order to understand the mediations of the instituted curriculum, instituting curriculum acts and curricular transductions within the scope of the proposal of integrated curricula of secondary vocational education and from an ethnographic inspiration methodology, we developed an investigation based on an ethnological research implied, multireferential, delineated from the following questions: In what way is the curricular integration presented in the institutional and pedagogical documents of the technical courses? How do the curriculum actors understand the instituted / instituting relationships within the integrated curricula of the courses in which they are involved? How do curriculum actors perceive their experience with an integrated curriculum? What transductive possibilities, instituting new actions and knowledge, can be perceived and understood from the integrative curriculum acts, built by the curriculum actors? Reflections on these issues led us to understand the integrative curriculum acts and curricular transductions developed by the curriculum actors through their ethnomethods and present as a proposition a notion of ethnointegrated curricula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectAtos de Currículopt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectTransduções curricularespt_BR
dc.subjectCurriculum Actspt_BR
dc.subjectCurricular Transductionspt_BR
dc.subjectIntegrated Curriculumpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.titleCurrículos instituídos, atos de currículo instituintes e transduções curriculares no contexto dos cursos técnicos integrados de nível médio do IFBA.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFontes, Isaura Santana-
dc.contributor.refereesGuerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.refereesLima, Antônio Almerico Biondi-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.refereesReis, Leonardo Rangel dos-
dc.contributor.refereesSoares, Moema Ferreira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIANA SAMPAIO MELO - TESE FINAL.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.