Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27615
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação profissional e os desafios do desenvolvimento brasileiro: uma proposta integradora entre a pós-graduação, a educação básica e os mundos do trabalho
Título(s) alternativo(s): RBPG
Autor(es): Fischer, Tânia Maria Diederichs
Waiandt, Claudiani
Autor(es): Fischer, Tânia Maria Diederichs
Waiandt, Claudiani
Abstract: Este texto tem por foco a educação profissional como um itinerário estratégico de formação com vistas ao desenvolvimento nacional. Revisita a evolução da educação profissional, identificando desconexões entre a pós-graduação e a educação básica e propondo novos elos de uma cadeia que deve se constituir em um eixo formativo que se inicia na educação básica e pode evoluir até ao doutorado para profissionais. Defende-se o papel estratégico que a pós-graduação tem, fundamental na formação de quadros para os diversos setores da sociedade e de professores em particular, mas também como um espaço de reflexão e prática de novos desenhos de ensino e aprendizagem, de modo não apenas a se reinventar, como contribuir com soluções educacionais para os níveis anteriores de formação em particular e para os mundos do trabalho.
Palavras-chave: Educação Profissional
Pós-Graduação Profissional
Ensino superior
Níveis de ensino
Educação básica
Editora / Evento / Instituição: CAPES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27615
Data do documento: Abr-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.