Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHolzhausen, Marlene-
dc.contributor.authorTavares, Daniella Amaral-
dc.creatorTavares, Daniella Amaral-
dc.date.accessioned2018-09-28T18:53:13Z-
dc.date.available2018-09-28T18:53:13Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2018-02-16-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27544-
dc.description.abstractEsta tese contempla o estudo de cinco releituras sobre a figura tradicional do Minotauro, presentes nas seguintes produções: o Canto XII do Inferno (século XIV), de Dante Alighieri; o esboço a óleo Dédalo e o Minotauro (1636), de Peter Paul Rubens; a ilustração de Gustave Doré para o Inferno dantesco, intitulada O Minotauro (1861); o texto infanto-juvenil O Minotauro (1939), de Monteiro Lobato, e o conto ―A Casa de Asterion‖ (1949), de Jorge Luis Borges. Com isto, objetiva-se analisar como o uso, seja da estilização, ou da paródia, aproximou o Minotauro do que a Antiguidade concebe como natureza humana e o afastou dos seus elementos constitutivos tradicionais. Para tanto, são tomados como balizadores, a taxonomia de Gérard Genette sobre as relações intertextuais, os estudos sobre a paródia e estilização em Sant‘Anna, Hutcheon e Bakhtin e, uma vez que a análise dos diálogos entre literatura e imagem é mediada pelos contextos histórico-culturais e questões ideológicas, considera-se igualmente a noção de tradução intersemiótica, a partir de Jakobson, e as discussões de Lefevere e Even-Zohar acerca das reescrituras e seus contextos de produção. A partir desta pesquisa, observou-se que, sendo o Minotauro um ser de fronteira entre o humano e o não humano, suas transformações perpetuam sua instabilidade, assim como a possibilidade, peculiar aos personagens míticos, de serem múltiplos, sem perderem de todo a conexão com suas fontes mais remotas.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis enquiries into the study of the classical Minotaur and its reinterpretations in five different productions: the Canto XII of Inferno (14th century), by Dante Alighieri; the sketch named Daedalus and the Minotaur (1636), oil on canvas by Peter Paul Rubens; the artwork painted by Gustave Doré for Dante‘s Inferno, The Minotaur (1861); Monteiro Lobato‘s text for children, also The Minotaur (1939), and the short story ―A Casa de Asterion‖ (1949), written by Jorge Luis Borges. The study aims to analyze in which ways the use of either stylization or parody brought the Minotaur closer to what it was envisioned by antiquity as human nature and rejected its traditional constituent elements. Hence the taxonomy of Gérard Genette is used as a reference to transtextuality, along with Sant‘Anna‘s, Hutcheon and Bakhtin studies on stylization, and parody. Since literature and image are correlated, the analysis is embedded in historical and cultural contexts, as well as ideological questions, Jakobson‘s ideas on semiotic translation are mentioned, additionally the analysis of Lefevere and Even-Zohar on rewritings and its production contexts are also used. This research indicates that The Minotaur is a being in the borderline between what is human and non-human, therefore, its transformations preserve its instability, along with the unique characteristic of being multiple without failing to keep its connection with a distant origin, as all the mythical creatures do.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinotauropt_BR
dc.subjectReleiturapt_BR
dc.subjectMonstropt_BR
dc.subjectDantept_BR
dc.subjectRubenspt_BR
dc.subjectDorépt_BR
dc.subjectLobatopt_BR
dc.subjectBorgespt_BR
dc.titleDe Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XXpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesRamos, Elizabeth Santos-
dc.contributor.refereesSantos Sobrinho, José Amarante-
dc.contributor.refereesFreire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.refereesCarmo, Tereza Pereira do-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniella_amaral_tese.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.